OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SANTO ÂNGELO 23 de Abril de 2019 às 03:00.

Agronegócio e agricultura familiar em pauta na Fenamilho

Feira será marcada por conferências técnicas, palestras de estímulo à cultura do milho, perspectivas de mercado e demanda da produção para a suinocultura

Feira será marcada por conferências técnicas, palestras de estímulo à cultura do milho, perspectivas de mercado e demanda da produção para a suinocultura


MARCO QUINTANA/JC
O presidente da Comissão Central, Bruno Hesse, e o coordenador da Comissão da Agricultura da Fenamilho Internacional, Diomar Formenton, divulgaram a programação da 19ª edição que acontece de 27 de abril a 5 de maio, no Parque de Exposições Siegfried Ritter. 

O presidente da Comissão Central, Bruno Hesse, e o coordenador da Comissão da Agricultura da Fenamilho Internacional, Diomar Formenton, divulgaram a programação da 19ª edição que acontece de 27 de abril a 5 de maio, no Parque de Exposições Siegfried Ritter. 

Focada no desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar, a feira terá como atrativo a exposição de pequenos animais, que continua em pavilhão próprio, com várias atrações. Em área da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em conjunto com as secretarias municipais da Agricultura e do Meio Ambiente e apoio da iniciativa privada, será realizada a Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar com o Dia de Campo, dia 29 de abril

Na área estarão instaladas seis estações: Silo e armazenagem de grãos na propriedade familiar; milho na rotação de cultivos e melhoramento do Solo; produção de moranguinho em semi-hidroponia; questão ambiental; alimentação e nutrição de vaca leiteira e sanidade anima com uso de ervas medicinais; e a sexta e última estação abordando o embelezamento de arredores e saneamento básico.

Também no dia 29, no auditório Iglenho Burtet, haverá o Seminário Regional de Produção de Alimentos Orgânicos, com apresentação de tecnologias, palestras técnicas, oficina de degustação de plantas alimentícias não-convencionais, entrega de certificados de conformidade orgânica para agricultores do Programa Sabor Missioneiro e depoimentos de agricultores e grupos de consumidores de produtos orgânicos.

Já no dia 2 de maio, a Fenamilho abre com o Dia de Campo. No auditório do evento, pela manhã, acontece a reunião regional Missões da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).

À tarde, acontecerá a 10ª edição do Festival Delícias do Milho, no mesmo local, com a participação prevista de 44 municípios de abrangência da Emater Noroeste. Os pratos classificados nesta etapa regional serão reunidos em um livro de receitas. Os pratos doces e salgados apresentados pelas representantes das comunidades rurais da região serão avaliados conforme a valorização do milho como alimento, o incentivo a uma produção mais orgânica e a criatividade da receita.

O presidente da Fenamilho, Bruno Hesse, defende que a Região Noroeste precisa ampliar a área de cultivo de milho para atender a demanda de consumo da suinocultura, com mercado garantido para as duas plantas industriais da Alibem Alimentos que, hoje, precisa importar o cereal de outros estados brasileiros e até mesmo de países sul-americanos.

Hesse assinala feira deve propor o debate e por isso, traz para a feira dois especialistas na área para tratar do assunto. No dia 3 de maio, o consultor independente, Dr. Jurandi Machado, vai tratar do "Cenário e perspectivas para a suinocultura em 2019"; e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dr. Nelson Morés, aborda a "Biosseguridade na suinocultura".

Para o Dia do Suíno, também está agendada a participação de uma comitiva do Paraguai, liderada pelo governador de Itapúa, Luis Roberto Gneiting, e representantes da Cooperativa Colônias Unidas, de Obligado, cidade paraguaia, para explanar sobre a cultura de milho naquele país.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br