COMENTAR | CORRIGIR
Alterada em 22/04 às 03h00min

ESTRELA: Investidores dos Emirados Árabes Unidos visitam a cidade

Aeródromo do Vale do Taquari foi um dos locais visitados pela comitiva, que planeja financiar projetos

Aeródromo do Vale do Taquari foi um dos locais visitados pela comitiva, que planeja financiar projetos


/PAULO RICARDO SCHNEIDER/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Com o objetivo de reforçar parcerias com o Brasil e investir no Estado, conselheiros do Abu Dhabi Fund for Development (ADFD), dos Emirados Árabes Unidos, estiveram em Estrela na semana passada. Sharif Alsuwaidi e Tariq Saeed Obaid reuniram-se com lideranças políticas e empresariais, às quais expuseram os objetivos da visita e receberam informações sobre as potencialidades do município e do Vale do Taquari. Acompanhados de assessores da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, foram recepcionados pelo prefeito em exercício Valmor Griebeler; pelos secretários do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, e da Agricultura, José Adão Braun; e por demais autoridades do município.

No encontro, receberam as primeiras informações sobre a infraestrutura do município e do Vale do Taquari, como o porto de Estrela, que está em processo de municipalização, entre outras. Em relação ao setor primário, foram destacados os investimentos nas áreas da avicultura - Estrela produz, em média, 35 milhões de aves/ano - e na produção de leite, que chega a 40 milhões de litros/ano, com alta tecnologia e dentro das normas sanitárias, principalmente por meio da integração.

O roteiro incluiu também visita ao Aeródromo Regional do Vale do Taquari, em Estrela, e à unidade da BRF e da Univates, em Lajeado. Também fizeram um sobrevoo de helicóptero até a barragem de Bom Retiro do Sul. Ao meio-dia, houve um almoço com empresários, cooperativa e representantes de entidades. Na ocasião, os conselheiros do ADFD salientaram que o fundo indicou a região para investimentos e que sua vinda ao RS é para conhecer a estrutura existente e verificar as possibilidades de negócio em infraestrutura e no setor primário.

Os Emirados Árabes financiam projetos nos países em desenvolvimento, promovendo o crescimento econômico e social nesses locais. Já financiou 559 projetos, beneficiando 88 países. Também apoia o setor privado, atuando em várias áreas. O interesse no Rio Grande do Sul está focado no setor da agricultura, na compra de áreas para as várias culturas e instalações de processamento existentes, e ainda a possibilidade de desenvolver projetos de campo verde, onde o fundo construiria novas instalações. O financiamento de projetos de infraestrutura - estradas, energia, renováveis, barragens - está entre seus interesses.

O prefeito em exercício Valmor Griebeler salienta que o governo municipal tem o compromisso de desenvolver Estrela e o Vale do Taquari. Para isso, são necessários investimentos de porte em infraestrutura, como no porto e no aeródromo, por exemplo. "Sabemos que o município e o Estado não têm essas condições, por isso é importante trabalharmos para que esses projetos se viabilizem", afirma. 

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300