COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 11/04/2019. Alterada em 15/04 às 03h00min

URUGUAIANA: Município debate abertura de free shops na fronteira

O tema dos free shops no lado brasileiro da fronteira foi abordado pelo prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, que relatou as medidas tomadas pelo município, ao longo dos anos, em preparação para a abertura das lojas. Disse que, desde que se iniciaram as discussões, há quase dez anos, o município teve a preocupação de se organizar, tanto em termos de legislação, com a ampliação dos horários de funcionamento do comércio e a adequação de taxas, como em relação à mobilidade urbana e à qualificação de mão-de-obra.

O prefeito disse terem sido abertas 700 vagas para cursos de capacitação, desde atendimento no balcão até idioma espanhol, e que o próximo passo será ampliar a rede hoteleira da região.

 Ainda sobre os free shops, o presidente da Comissão do Mercosul e dos Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, informou ter entregue na segunda-feira, ao ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, junto com o presidente da Assembleia Legislativa e outros parlamentares, a chamada "Carta de Orlando".

O documento alerta para a desigualdade das regras e restrições de comercialização de produtos e para a necessidade de manutenção da segurança jurídica e da isonomia de tratamento do Regime de Lojas Francas de Fronteira Terrestre nas cidades gêmeas no Brasil e demais países do Mercosul.

A carta foi elaborada a partir da participação dos deputados em encontro mundial de free shops realizado no final do mês de março em Orlando, nos Estados Unidos. Conforme Frederico, o ministro se comprometeu a responder às demandas nos próximos dias.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300