COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 12/04/2019. Alterada em 12/04 às 15h15min

VERANÓPOLIS: Após quatro anos, cidade celebra retorno da Femaçã

Imperatriz Fernanda Fracasso (ao centro) e princesas exaltaram evento, que movimenta a serra gaúcha

Imperatriz Fernanda Fracasso (ao centro) e princesas exaltaram evento, que movimenta a serra gaúcha


/CLAITON DORNELLES /JC
Começa nesta sexta-feira, em Veranópolis, na serra gaúcha, a X Femaçã, tradicional feira da cidade que retorna ao calendário de eventos após quatro anos. Por dois fins de semana - no próximo, a programação começa já na quinta-feira - o público poderá conhecer as delícias produzidas a partir do fruto, bem como atrações como shows nacionais, exposição de veículos antigos e feira de produtores, com mais de 100 expositores espalhados pelo Parque de Exposições José Bin.
Nesta semana, as soberanas da festa, em visita ao Jornal do Comércio e ao Jornal Cidades, trataram de exaltar a retomada da feira, que esteve ausente do calendário desde 2015. A imperatriz, Fernanda Fracasso e as princesas, Bruna Zanotto e Francine Bortoli, ressaltaram que a Femaçã mobilizará toda a região da Serra, com movimentação no comércio e serviços, além do setor de hospedagem, com reservas praticamente esgotadas para os dois fins de semana. Na edição passada, 60 mil visitantes passaram pelos pavilhões da festa.
A escolha das soberanas ocorreu em novembro, e as mulheres que não foram selecionadas foram convidadas a atuar com embaixatrizes, com o objetivo de ajudar na divulgação e durante o evento também atuarão como suporte aos visitantes. "Queremos levar o nome de Veranópolis e da Femaçã para todo o Estado, por isso o trabalho em equipe é muito importante", salienta Fernanda.
A abertura oficial será às 18h, no Palco Gala, montado no ginásio Leonir Antônio Farina. Logo após a solenidade, o público poderá visitar os estandes dos cerca de 100 expositores em segmentos como indústria e comércio, veículos, agropecuária e implementos agrícolas, além de um espaço especial para o artesanato. No Lounge da Longevidade serão promovidas palestras, bate-papos e uma série de atividades com temáticas voltadas para os idosos. No quesito enogastronomia, os visitantes terão à disposição cinco vinícolas, aproximadamente 20 opções de lanches e diferentes restaurantes, cada um deles com uma especialidade, além de um bufê a quilo.
O presidente da Festa, Domingos Costella, enfatiza o empenho de toda a comunidade para a realização de mais uma edição da Femaçã. "Desde o início da formação das comissões, a decoração feita por voluntários, o esforço de todos para fazer uma grande festa. A Femaçã reforça nossa vocação turística, mas também destaca a diversidade na matriz econômica do município", afirma.
Na noite de abertura, o destaque é o show da dupla nativista César Oliveira & Rogério Mello, no Palco Gala. Amigos há mais de 25 anos, criados juntos na cidade de São Gabriel, César Oliveira & Rogério Melo atuam como dueto desde 2001. Estão entre os artistas mais reconhecidos no cenário cultural do sul do país e juntos, gravaram treze CDs e três DVDs, além de receberem diversas premiações em festivais de música nativista.
No sábado, os visitantes poderão assistir, entre outras atrações, a uma apresentação do Coro Municipal de Veranópolis e a peça teatral "La Prima Canzone", da Cia. Teatral Tem Gente no Palco. A programação também contempla campeonato de vôlei de areia e bocha, minirrústica, passeio de 4x4 e o 1º Fórum de Desenvolvimento Agropecuário. O encerramento fica por conta do grupo Roupa Nova, no Palco Gala. Sucesso que atravessou gerações e ainda se mantém com seus refrões que se tornaram verdadeiros hinos. Tantos recordes e números que a história de Roupa Nova se confunde com as vidas de uma legião de fãs assíduos por qualquer novidade da banda. São quase quatro décadas de história, 37 álbuns lançados e mais de 20 milhões de cópias vendidas.
Já no domingo, a X Femaçã também será repleto de opções. A partir das 8h, o Aeroclube sediará o 8º Encontro de Carros e Aviões Antigos. Um pouco mais tarde, às 11h, no Palco Bin, serão revelados os vencedores do Concurso de Vitrines. Já a programação cultural tem entre os destaques a Orquestra de Cotiporã e o projeto The Beatles no Acordeon, formado por Diego Dias, Diogo e Cassiano Farina e Robledo Rock. O show passa por todas as fases dos Beatles, desde quando usavam instrumentos clássicos do rock, até a época em que usavam influências incomuns ao gênero, como as músicas clássica e indiana, em versões instrumentais.
A entrada no parque custa
R$ 10,00. Os shows com atrações em âmbito nacional terão preços diferenciados, conforme a organização, e os demais serão feitos no pavilhão, de forma gratuita aos visitantes. Nesta sexta-feira e no dia 18 (quinta-feira), o acesso ao parque para os visitantes não será cobrado.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300