O Parque Municipal Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo, é uma das três Unidades de Conservação (UCs) municipais selecionadas, entre 36 experiências de prefeituras brasileiras que participaram no edital do Projeto Áreas Protegidas Locais, desenvolvido pelo Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade e instituições internacionais. O secretário executivo do Iclei na América do Sul, Rodrigo Perpétuo, esteve em uma visita técnica ao parque, na quinta-feira passada, e falou sobre a seleção do município. Segundo Perpétuo, o parque Imperatriz será utilizado como modelo de governança municipal na Gestão e Boas Práticas em UCs e pode servir de apoio para o planejamento e implementação de UCs no Brasil e no mundo.
"Minha presença aqui significa um reconhecimento ao trabalho realizado em São Leopoldo, um trabalho de tantos anos, transformador, inspirador que precisa ser levado para outras cidades do Brasil e também da América Latina e do mundo", ressaltou. Rodrigo Perpétuo elencou os pilares da sustentabilidade identificados na história do parque, que transformou o território e a vida das pessoas que moravam no local e também da cidade, desenvolvido de forma transversal com as perspectivas ambiental, econômica, social e cultural.
Para o secretário executivo do Iclei, a vontade política do município é necessária para promover as políticas públicas, o que se identificou no trabalho do parque em São Leopoldo. Perpétuo destacou que o olhar do Iclei ao parque dá visibilidade ao que vem sendo feito em São Leopoldo e, particularmente, ao parque, e coloca em um cenário que favorece tanto a perspectiva técnica quanto a de uma capital social e até econômica que pode permitir a captação de recursos com agências internacionais.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressaltou que o reconhecimento do parque é um fato político e ambiental importante para a cidade. "Mostra que o nosso parque tem uma importância estratégica para a Grande Porto Alegre pela sua grandeza e também pela sua biodiversidade, pelo impacto ambiental para a qualidade de vida na nossa cidade", afirmou.
O ganho para a captação de recursos também foi destacado pelo prefeito. "Esse reconhecimento nos dá possibilidade de buscar recursos para fazermos investimentos para melhorar e qualificar o parque. É uma vitória enorme da cidade e da área ambiental que a gente trabalha com tanto afinco."
O parque é uma das maiores áreas de preservação integral em região metropolitana do Brasil, com área de 694 hectares. A área, segundo o biólogo da Semmam, Julian Mauhs, é caracterizada como remanescente de floresta estacional aluvial - sofre a influência do clima da região com verão e inverno intensos, respondendo a esses ciclos, como a perda das folhas no inverno. O caráter aluvial é devido a sua localização na planície de inundação do Rio dos Sinos. A fauna do parque é rica em diversidade de aves. Também são comuns mãos-peladas, ratão-do-banhado, lontras, entre outros animais.
As três instituições municipais brasileiras selecionadas foram o Parque Municipal Imperatriz Leopoldina (São Leopoldo, no Rio Grande do Sul), a APA Serra do Guararú (Guarujá, em São Paulo) e a Área de Proteção Ambiental do Manguezal da Barra Grande (Icapuí, no Ceará).
São Leopoldo respondeu a um questionário do Iclei referente a exemplos de projetos bem-sucedidos na implementação de UCs municipais. O processo de seleção dos três casos foi feito através da análise das respostas, com base nos seguintes critérios: governança, envolvimento social para com a prática; linha metodológica clara, resultados considerando a conservação da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e sua sustentabilidade.
O Iclei América do Sul sistematizará as informações das UCs selecionadas em formato de estudos de caso, que serão lançados durante o Fórum Brasil de Gestão Ambiental (que acontecerá em Campinas entre os dias 26 e 28 de junho).
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.