COMENTAR | CORRIGIR
Alterada em 15/03 às 01h00min

ESTEIO: Novo sistema da Coleta Seletiva chega aos bairros Três Portos e Vila Osório

Os moradores dos bairros Três Portos e Vila Osório que quiserem entregar materiais recicláveis para a coleta seletiva não precisam mais fazer cadastro junto à secretaria municipal de Meio Ambiente (Smma). O novo sistema de recolhimento dos produtos começou na manhã da última quinta-feira. Com a mudança, o caminhão passará fixamente às quintas-feiras, por volta das 8h. Os moradores precisam apenas embalar os itens e colocar na frente da residência que o lixo reciclável vai ser recolhido.

Esperando pelo caminhão estava Zaira Boeira, 80 anos. A aposentada conta que deixa tudo separado ao longo da semana. "Conforme vou usando as coisas, coloco em um local separado. Acho muito legal que a cidade tenha essa iniciativa que é tão importante pro meio ambiente", disse. Sobre a mudança, Zaira aprova. "Tenho problemas de locomoção e fica bem mais fácil poder deixar tudo junto aqui em um horário específico", disse.

A alteração no sistema de recolhimento de resíduos recicláveis em Esteio começou a ser implantada em agosto de 2018. Desde então, o novo formato já está em uso nos bairros Tamandaré, Liberdade e Ezequiel. Entre as vantagens, estão o aumento da quantidade de materiais recolhidos e a facilidade aos moradores. A previsão é que o Novo Esteio seja o próximo bairro a receber a mudança, a partir de abril. A ampliação a novos locais está sendo possível pois, em novembro de 2018, a Smma recebeu um novo caminhão para a coleta.

Enquanto a mudança não chega a todos os bairros da cidade, a coleta seletiva continua sendo realizada no município pelo modelo de cadastro. O morador deve preencher a ficha de adesão, disponível em formulário online, e separar os materiais que deseja descartar nos dias em que o caminhão passa pela sua residência. É necessário ter alguém em casa para entregar os resíduos separados.

Todo o material reciclável recolhido pela coleta seletiva é encaminhado para a Cooperativa de Recicladores de Esteio (Cootre), parceria da prefeitura, que cede o galpão onde os materiais são reciclados. O que é coletado é enviado à cooperativa, proporcionando emprego e renda para seus integrantes, através da separação, do processamento e da venda de resíduos como plástico, papelão e alumínio. Garrafas, potes de produtos alimentícios, perfumes, produtos de limpeza, potes, embalagens, tampas, sacos, sacolas, latas, alumínio, cobre, revistas, jornais, folhas de papel, caixas de papelão, óleo de cozinha usado e materiais eletrônicos (lâmpadas não são recolhidas).

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300