COMENTAR | CORRIGIR
Alterada em 15/03 às 01h00min

DOIS IRMÃOS: Desafios e soluções para a reciclagem unem lideranças

Lideranças de cooperativas e de associações ligadas à reciclagem tiveram um encontro para troca de experiências e discussão de estratégias na última quarta-feira, em Dois Irmãos. O dia de atividades começou com visitas às Usinas de Triagem em Esteio e Dois Irmãos. Participaram trabalhadores de 15 unidades de triagem de Porto Alegre, Nova Santa Rita, Montenegro e Triunfo, representantes da prefeitura de Dois Irmãos e Montenegro, da Braskem e da Mãos Verdes.

A prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, destacou que o trabalho de coleta de resíduos e a campanha para conscientização da população sobre a separação do lixo já é feita há muitos anos, mas ainda há vários desafios pela frente. Ela ressalta o papel transformador da educação para a mudança de atitude: "a destinação correta do lixo é uma questão de qualidade de vida, de saúde, de geração de renda, de educação e de preservação do meio ambiente, por isso todos devem agir na sua casa e na conscientização da sociedade para o descarte adequado e a separação do lixo", enfatiza. No município, são recicladas 140 toneladas de resíduo por mês, e estima-se que sete em cada 10 habitantes realizam a separação.

O diretor de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, João Ruy Freire, falou sobre a importância de unir os vários elos da cadeia para fortalecer a economia circular e o desenvolvimento sustentável: "investimentos em máquinas e melhorias nas Unidades de Triagem, mas é importante lembrar que o que faz a maior diferença são as pessoas, trabalhando em conjunto e de forma integrada".

O evento foi promovido por lideranças de cooperativas de segundo nível Cooperativa Central de Comercialização Integrada (Comint) no âmbito do Programa Ser e realizado em parceria com a Braskem. Durante a tarde, os participantes formaram grupos de trabalhos que abordaram em cinco temas: coleta, gestão de pessoas, comercialização, processos e relações com o poder público, com o objetivo de identificar desafios e sugerir abordagens para estas temáticas.

O diretor da Mãos Verdes e técnico de reciclagem do Programa Ser , Felipe Goulart disse que o encontro de quarta-feira foi apenas o primeiro de uma série de eventos que deve discutir ainda temas como a capacitação das lideranças das associações, para que a cadeia da reciclagem continue a se fortalecer e a se apoiar mutuamente: "vimos o exemplo da unidade de triagem de Dois Irmãos, que é referência, justamente pela organização. É uma região que já vem de uma tradição industrial e, com o apoio do poder público e mobilização das pessoas, os resultados foram potencializados. A ideia é justamente compartilhar desafios e soluções para que cada um consiga avançar dentro da sua realidade específica".

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300