COMENTAR | CORRIGIR
14/03/2019 - 01h08min. Alterada em 14/03 às 01h00min

SÃO BORJA: Município quer fortalecer o potencial turístico da cidade

A prefeitura está buscando colocar em prática o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo, o documento foi elaborado pelo Instituto de Pesquisas de Mercado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) a pedido do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com a colaboração do município. O estudo apresenta um diagnóstico do que São Borja tem a oferecer de atrativos turísticos, bem como detalha a rede hoteleira e gastronômica da cidade e o que pode ser potencializado no setor.

A pesquisa da Unisinos foi realizada em 13 cidades do Pampa Gaúcho como Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, Piratini, Pinheiro Machado, Candiota, Aceguá, Bagé, Quaraí, São Gabriel, Caçapava do Sul, Lavras do Sul e São Borja. O período de análise foi o primeiro semestre de 2017, sendo entrevistadas 1009 pessoas, turistas e turistas em potencial. O trabalho leva em conta a motivação do turista pela região, tempo de permanência e o perfil socieconômico do visitante.

São Borja elaborou um plano de ações em março de 2018, em uma reunião com o prefeito, Eduardo Bonotto; com a secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; e com representantes e entidades ligadas ao setor. O plano contempla áreas como acesso ao município, apoio ao turista, hospedagem, gastronomia, atrativos históricos, culturais, naturais, econômicos e eventos.

Conforme o secretário da pasta, Íbaro Rodrigues, o plano de ações traça 25 metas para serem colocadas em prática até 2022. Uma das propostas é melhorar a divulgação e promoção do turismo, para isso é previsto criar uma plataforma digital com informações do município, confeccionar material gráfico como informativos e outras ações. Outro objetivo é qualificar os meios de hospedagem, atendimento e estrutura, através de cursos de aperfeiçoamento e capacitação, além de estimular a contribuição da rede hoteleira e gastronômica para que divulguem os atrativos do município.

Outro detalhe do plano de ações é que este também estimula a cultura do ajardinamento urbano, uma forma de embelezar a cidade. Trata-se de uma medida que será promovida pelo poder público através de campanhas. Outra ação que o plano pretende é fortalecer a sinalização turística do município. Conforme Rodrigues, o plano de metas será supervisionado pelo Conselho Municipal de Turismo.

Diante desta perspectiva e sabendo do potencial de São Borja, o prefeito Eduardo Bonotto quer que o turismo gere mais renda e emprego no município. Nesse sentido, em duas oportunidades, em 2019, o prefeito manteve encontro com executivos da CVC, uma das maiores agências de turismo na América Latina. A meta é que, além dos próprios atrativos turísticos, São Borja possa ser "vendida como produto turístico" juntamente a região das Missões.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300