COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 14/03/2019. Alterada em 14/03 às 01h00min

CANOAS: Dia Internacional da Mulher oferece diversos serviços

Munícipes receberam ações como exames médicos, atendimentos na área social e palestras informativas

Munícipes receberam ações como exames médicos, atendimentos na área social e palestras informativas


/fotos VINICIUS THORMANN/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O Calçadão de Canoas foi o núcleo de uma série de atividades e serviços voltados para as mulheres na última sexta-feira. Em celebração do Dia Internacional da Mulher, a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Direitos Humanos e Participação Social (Smdhps), promoveu painéis de debate sobre a questão feminina; ofereceu diversos serviços de saúde, como testes rápidos e auriculoterapia; de bem-estar, como corte de cabelo e massagem; além da instalação de estandes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública, que orientaram as mulheres sobre diversos aspectos legais. Também foram realizados cadastros de mulheres no banco de oportunidades da prefeitura.

Na abertura da série de painéis de debate, a prefeita em exercício, Gisele Uequed, valorizou o papel do conhecimento na difusão do empoderamento feminino. "O maior empoderamento que a gente pode dar às mulheres é o conhecimento. E estas palestras e debates que estamos realizando aqui é para que as mulheres se sintam mais protegidas. A nossa Rede de Enfrentamento à Violência também faz justamente isso: empodera as mulheres. Nosso trabalho inclui a ampliação do atendimento do Centro de Referência da Mulher (CRM), que agora acolhe meninas a partir de 14 anos. Também estamos integrando as polícias militar, civil e guarda municipal para intensificar a Patrulha Maria da Penha. Aqui em Canoas, nenhuma mulher solta a mão da outra", destacou Gisele.

A secretária interina de Direitos Humanos e Participação Social, Ana Moraes, enalteceu o poder de luta das mulheres desde a concepção do movimento feminista, e defendeu o poder de escolha da mulher sobre todas as situações de vida - o lema do evento deste ano, inclusive, foi Elas resolvem. "Nós, mulheres, temos o poder de resolver nossas próprias vidas, com praticidade, rapidez e sabedoria. Somos nós que fazemos acontecer. Esse dia aqui no calçadão é uma forma de contemplar as mulheres canoenses com diversos serviços gratuitos, inclusive de saúde", disse Ana.

Em um dos painéis, foi discutida a rede de segurança pública oferecida para as mulheres. No bate-papo, a delegada da Polícia Civil da Delegacia da Mulher (Deam) de Canoas, Clarissa Demartini, orientou as mulheres sobre quais são os procedimentos legais para que uma mulher faça a denúncia de seu agressor. Ela também citou dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre violência à mulher que chamam atenção - como o percentual de apenas 10% de mulheres que fazem registro de agressão masculina. Em janeiro de 2019, foram registrados em Canoas 126 casos de ameaça e dois de estupro, de acordo com levantamento da Polícia Civil. No ano passado, ao todo, foram registradas 4.032 ocorrências policiais e 877 pedidos de medida protetiva de mulheres.

Uma das beneficiadas com os serviços de saúde no dia 8 foi a chilena radicada em Canoas Cecília Tobar, de 69 anos. Moradora do bairro Estância Velha, Cecília comemorou a disponibilidade gratuita dos exames de teste rápido (que identifica doenças como sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C). "Facilita muito a nossa vida passar aqui pelo Centro e poder resolver um problema antigo de forma muito rápida. Foi uma ótima surpresa", afirma.

Ao todo, foram 1.017 atendimentos da secretaria municipal da Saúde (SMS) no Calçadão. Só de verificação de pressão arterial e glicose, foram 512 mulheres contempladas. A aplicação de testes rápidos beneficiou 348 pessoas. A auriculoterapia e o reiki atingiram 125 canoenses, além de 32 atendimentos de terapia comunitária integrativa.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300