OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SANTO ÂNGELO 12 de Março de 2019 às 01:00.

Evento irá homenagear Neiva Carrera Machado

O governo municipal, por meio das secretarias de Cultura e do Meio Ambiente, realizará, nesta quinta-feira,  a terceira edição de uma Noite do Museu. O evento será no Museu Dr. José Olavo Machado, às 19h30min, com entrada gratuita. Esta edição vai homenagear a primeira mulher a se tornar vereadora em Santo Ângelo, Neiva Carrera Machado.

O governo municipal, por meio das secretarias de Cultura e do Meio Ambiente, realizará, nesta quinta-feira,  a terceira edição de uma Noite do Museu. O evento será no Museu Dr. José Olavo Machado, às 19h30min, com entrada gratuita. Esta edição vai homenagear a primeira mulher a se tornar vereadora em Santo Ângelo, Neiva Carrera Machado.

A primeira edição do evento, realizada em 2017, levou ao museu atores que contaram a história das reduções jesuíticas por meio da representação de índios, padres e colonizadores. O esquete sobre Willy Gatz abrilhantou a segunda edição contando a história do revolucionário doutor alemão naturalizado brasileiro que dedicou cerca de 60 anos da sua vida para cuidar da população santo-angelense.

Neste ano, a Cia. Teatral Vida em Arte irá apresentar a história da primeira mulher a ser empossada vereadora no município. Neiva Machado foi eleita em 1 de novembro de 1951 e recebeu sua posse em 31 de dezembro do mesmo ano. Os vereadores daquele mandato elegeram Neiva para presidir o Legislativo, e ela ficou no cargo até 1955.

De acordo a secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, a escolha do tema deste ano surgiu da percepção de que a história das mulheres não são retratadas e valorizadas na memória com a importância que deveriam receber. "Em 2018 começamos a pensar na exposição da semana da mulher e vimos à importância de abordar a participação da mulher na política. Assim chegamos ao nome da Neiva. Na década de 1950 ela quebrou tabus, sendo a primeira vereadora da cidade. Sem dúvidas é um grande exemplo para todas nós", explicou.

Além do esquete, estará acontecendo no museu também a exposição Mulheres de Santo Ângelo e seus afazeres, uma homenagem as mulheres que fizeram e fazem a história da cidade ao longo de 146 anos. A terceira edição de Uma Noite no Museu terá recepção musical com o saxofonista Meneses Silas, intervenções circenses com a Cia. Burzum e apresentação musical de Victor Fontana Elm. As escolas que desejam participar devem agendar sua participação com a secretaria municipal de Cultura pelo telefone (0xx55) 3313-6321.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br