COMENTAR | CORRIGIR
14/03/2019 - 01h13min. Alterada em 14/03 às 01h00min

TAQUARI: Administração assina termo de fomento para reforma de teatro

Na tarde da última segunda-feira, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus recebeu em seu gabinete o presidente da Sociedade Cultural Theatro São João, Homero Canabarro Cunha Neto. A reunião contou com a presença do secretário da Fazenda, Adair de Souza; da coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas; e da assessora jurídica, Etiene Marques. Durante a reunião, foi assinado o termo de fomento entre o município de Taquari e a Sociedade Cultural Theatro São João, para formalizar a parceria para o custeio de parte de parte do Projeto de Revitalização do Theatro São João.

Através do termo, aprovado em lei, a administração municipal realizará o repasse de R$ 98.425,52 para reforma e revitalização do prédio centenário do Theatro São João. No fim de janeiro, iniciaram-se as obras de revitalização do centenário prédio do Theatro São João, localizado na rua 7 de Setembro, em Taquari. A verba utilizada na obra provém da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC). Nesta primeira etapa, será trocada a estrutura de madeira do telhado, que tem mais de 100 anos, por uma estrutura metálica galvanizada. Outra obra prevista é a reforma dos banheiros, um conjunto para o público e dois conjuntos de sanitários para os camarins. Eles terão acesso para cadeirantes e o banheiro para o público terá fraldário. O piso do palco será trocado por um de madeira, específico para apresentações. Serão recolocadas as cadeiras estofadas, reclináveis. Uma sala de multiuso cultural também será estruturada abaixo do palco. O teatro é tombado como prédio histórico pelo município, por isso a parte externa preservará suas características originais.

A Sociedade Cultural Theatro São João remota ao século XIX, e é a atual denominação da Sociedade Recreio Familiar. No fim do século XIX, em 1893, foi inaugurado o prédio onde atualmente funciona o teatro, substituindo um pavilhão rústico que havia no local. Somente na década de 1930 a sociedade foi juridicamente organizada, com a denominação de Sociedade Cultural Theatro São João, e registrada como tal. Mesmo a instituição sendo de caráter privado, a administração busca apoiar e contribuir para preservação do teatro. "Para nós, é importante investirmos e incentivarmos na preservação do nosso legado", afirmou o prefeito.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300