COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 12/03/2019. Alterada em 12/03 às 01h00min

CAXIAS DO SUL: Procon lança novo pacote de serviços ao consumidor

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Caxias do Sul celebra o Dia Internacional do Consumidor nesta sexta-feira, com o lançamento de um novo pacote de serviços à comunidade caxiense. A data marca o início do Projeto Procon Móvel, que levará atendimento aos diferentes bairros da cidade. A estreia será em Santa Lúcia do Piaí, na sexta-feira, das 9h30min às 11h30min, junto à subprefeitura (rua Luiz Tomazelli, nº 265).

Em seguida, das 14h às 16h, o grupo atenderá no bairro Santa Fé, junto à Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves (rua dos Sapateiros, nº 37). "Essa é uma forma de levarmos o Procon até a população, fazendo com que esses consumidores tenham a oportunidade de serem atendidos sem se deslocar até o Centro. A ação será permanente e mensal, contemplando distritos e bairros da cidade, selecionados de acordo com o critério populacional", explica o coordenador do Procon, Luiz Fernando Del Rio Horn.

Além disso, ainda para comemorar o Dia Internacional do Consumidor, o Procon também realizará o evento Multiplicadores para um Consumo Legal na rodoviária, das 17h às 19h30min, no mesmo dia, e das 9h30min às 11h30 no sábado. O Procon e os 30 parceiros do projeto oferecerão orientações, oficinas e a possibilidade de renegociação de dívidas durante os dois dias.

Conforme Horn, a rodoviária foi escolhida por ser um local de fácil acesso e com cobertura, garantindo o atendimento independentemente do tempo. "Estamos oferecendo dois horários para facilitar aos consumidores. Atenderemos como se fosse a própria sede do Procon. Rio Grande Energia (RGE), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), empresas de telefonias e de crédito estarão presentes. Caxias do Sul ainda não tem a cultura dos mutirões, então nossa intenção é promover esse evento reiteradamente no dia do consumidor", comenta. Além de renegociar dívidas, será possível efetuar reclamações, denúncias e esclarecer dúvidas.

Paralelo a esses dois eventos, o Procon ainda lança em seu pacote de novos serviços uma plataforma digital repaginada, disponível no hotsite procon.caxias.rs.gov.br, a partir do dia 15. Nela, será possível fazer reclamações online e também agendar o atendimento presencial. Até então, era preciso comparecer ao Procon para agendar um futuro atendimento, o que dificultava a organização do consumidor. A prefeitura receberá ainda um totem de autoatendimento, que ficará junto à Coordenadoria de Acessibilidade, no térreo. A sede do Procon, na rua Visconde de Pelotas, terá dois desses aparelhos.

"Todas essas novidades são fruto de um trabalho intenso, feito desde o início de 2017, que culmina com a possibilidade de oferecermos essas melhorias aos caxienses. Ainda em 2017, estreamos algumas tecnologias, como a reclamação à distância, que agora está aprimorada. Tudo para facilitar o acesso ao serviço por parte do consumidor e reafirmar o compromisso do Procon e da administração municipal em bem atender as pessoas", resume o coordenador.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300