OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CAXIAS DO SUL Notícia da edição impressa de 08 de Março de 2019.

Revitalização da Praça Dante Alighieri valorizará espaço público

Mudanças foram sugeridas pela comunidade em pesquisas realizadas pela administração

Mudanças foram sugeridas pela comunidade em pesquisas realizadas pela administração


MATEUS ARGENTA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A Praça Dante Alighieri, considerada o coração de Caxias do Sul, passará por uma revitalização. O objetivo da administração municipal é valorizar e qualificar o patrimônio público. O projeto está sendo elaborado pela secretaria municipal do Urbanismo (SMU) e busca dar uma nova cara para o local, valorizando a praça como um palco para as atividades sociais e comunitárias da cidade.
A Praça Dante Alighieri, considerada o coração de Caxias do Sul, passará por uma revitalização. O objetivo da administração municipal é valorizar e qualificar o patrimônio público. O projeto está sendo elaborado pela secretaria municipal do Urbanismo (SMU) e busca dar uma nova cara para o local, valorizando a praça como um palco para as atividades sociais e comunitárias da cidade.
Duas arquitetas da SMU trabalham exclusivamente na criação do projeto. "A intervenção paisagística propõe a revitalização do patrimônio da Praça Dante Alighieri, bem como a atualização do espaço para a comunidade e suas novas necessidades. Fizemos diversos estudos, analisando as modificações do local desde o final do século XIX até os dias de hoje. Isso nos trouxe a compreensão do real sentido de uma praça cívica feita com as pessoas, conectada à cultura, serviços e lazer", explica Akemi Inamoto, arquiteta da SMU.
Entre as melhorias propostas no projeto está a ampliação no número de estruturas de apoio na praça, com suportes para informação. Também serão oferecidos outros serviços aos moradores, como carregadores de celular, bicicletário e mais bebedouros. A segurança deverá ser reforçada com um quiosque da Guarda Municipal. Junto a esse local, será construído um novo banheiro para uso familiar, com fraldários e barras de acesso para idosos. Na parte paisagística, as árvores serão preservadas e os canteiros sofrerão intervenções, com a redução do tamanho de alguns deles.
As mudanças foram sugeridas pelos próprios moradores que responderam a pesquisas on-line e in loco realizadas pela administração municipal, entre novembro e dezembro do ano passado. Os participantes puderam votar mais de uma vez, mas a avaliação da pesquisa foi qualitativa. Entre os resultados, 89% dos participantes consideraram importante serem feitas melhorias na Praça Dante e 52% avaliam a situação do local como regular. Outro dado que chama atenção é que mais de 50% das pessoas têm receio em andar pela praça.
"Com base nas demandas que apareceram nas consultas, a equipe da SMU estudou a história do espaço e elaborou um projeto que valoriza e torna atrativo o que a Praça Dante abriga. A revitalização pretende melhorar questões de acessibilidade, integrar crianças e animais de estimação ao ambiente, e incluir um espaço multiuso da prefeitura que contemple serviços e entretenimento", complementa a titular da SMU, Mirangela Rossi.
Toda a preservação histórica da Praça Dante Alighieri será mantida, assim como as pedras portuguesas, existentes no local, que serão restauradas e preservadas com a revitalização. O projeto inclui, ainda, a valorização dos monumentos já existentes na praça. A limpeza é outro ponto que será reforçado e que estará ligada à parte paisagística. Alguns canteiros sofrerão redução no tamanho e serão instalados no nível do chão. Já as árvores serão mantidas, mas as copas serão mais altas para evitar o acúmulo de sujeira e, consequentemente, a reprodução de pombos e ratos.
Atualmente, a secretaria municipal do Meio Ambiente (Semma) está intensificando a fiscalização na Praça Dante para evitar que sejam dados alimentos aos pombos. A Lei Municipal nº 7.654/2013 prevê advertência e multa no valor de 10 Valores de Referência Municipal (1 VRM = R$ 32,18). Já em caso de reincidência, a multa é de 20 VRMs. As equipes da Semma ainda fizeram coletas de amostras das fezes das pombas para exames e aguardam os resultados para definir os próximos passos.
O trabalho de revitalização é coordenado pela SMU e conta também com a participação das secretarias municipais do Planejamento (Seplan), da Cultura (SMC), do Meio Ambiente (Semma) e do Esporte e Lazer (Smel). O projeto já está em fase final de elaboração.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br