COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 08/03/2019. Alterada em 08/03 às 01h00min

CAXIAS DO SUL: Revitalização da Praça Dante Alighieri valorizará espaço público

Mudanças foram sugeridas pela comunidade em pesquisas realizadas pela administração

Mudanças foram sugeridas pela comunidade em pesquisas realizadas pela administração


MATEUS ARGENTA/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A Praça Dante Alighieri, considerada o coração de Caxias do Sul, passará por uma revitalização. O objetivo da administração municipal é valorizar e qualificar o patrimônio público. O projeto está sendo elaborado pela secretaria municipal do Urbanismo (SMU) e busca dar uma nova cara para o local, valorizando a praça como um palco para as atividades sociais e comunitárias da cidade.

Duas arquitetas da SMU trabalham exclusivamente na criação do projeto. "A intervenção paisagística propõe a revitalização do patrimônio da Praça Dante Alighieri, bem como a atualização do espaço para a comunidade e suas novas necessidades. Fizemos diversos estudos, analisando as modificações do local desde o final do século XIX até os dias de hoje. Isso nos trouxe a compreensão do real sentido de uma praça cívica feita com as pessoas, conectada à cultura, serviços e lazer", explica Akemi Inamoto, arquiteta da SMU.

Entre as melhorias propostas no projeto está a ampliação no número de estruturas de apoio na praça, com suportes para informação. Também serão oferecidos outros serviços aos moradores, como carregadores de celular, bicicletário e mais bebedouros. A segurança deverá ser reforçada com um quiosque da Guarda Municipal. Junto a esse local, será construído um novo banheiro para uso familiar, com fraldários e barras de acesso para idosos. Na parte paisagística, as árvores serão preservadas e os canteiros sofrerão intervenções, com a redução do tamanho de alguns deles.

As mudanças foram sugeridas pelos próprios moradores que responderam a pesquisas on-line e in loco realizadas pela administração municipal, entre novembro e dezembro do ano passado. Os participantes puderam votar mais de uma vez, mas a avaliação da pesquisa foi qualitativa. Entre os resultados, 89% dos participantes consideraram importante serem feitas melhorias na Praça Dante e 52% avaliam a situação do local como regular. Outro dado que chama atenção é que mais de 50% das pessoas têm receio em andar pela praça.

"Com base nas demandas que apareceram nas consultas, a equipe da SMU estudou a história do espaço e elaborou um projeto que valoriza e torna atrativo o que a Praça Dante abriga. A revitalização pretende melhorar questões de acessibilidade, integrar crianças e animais de estimação ao ambiente, e incluir um espaço multiuso da prefeitura que contemple serviços e entretenimento", complementa a titular da SMU, Mirangela Rossi.

Toda a preservação histórica da Praça Dante Alighieri será mantida, assim como as pedras portuguesas, existentes no local, que serão restauradas e preservadas com a revitalização. O projeto inclui, ainda, a valorização dos monumentos já existentes na praça. A limpeza é outro ponto que será reforçado e que estará ligada à parte paisagística. Alguns canteiros sofrerão redução no tamanho e serão instalados no nível do chão. Já as árvores serão mantidas, mas as copas serão mais altas para evitar o acúmulo de sujeira e, consequentemente, a reprodução de pombos e ratos.

Atualmente, a secretaria municipal do Meio Ambiente (Semma) está intensificando a fiscalização na Praça Dante para evitar que sejam dados alimentos aos pombos. A Lei Municipal nº 7.654/2013 prevê advertência e multa no valor de 10 Valores de Referência Municipal (1 VRM = R$ 32,18). Já em caso de reincidência, a multa é de 20 VRMs. As equipes da Semma ainda fizeram coletas de amostras das fezes das pombas para exames e aguardam os resultados para definir os próximos passos.

O trabalho de revitalização é coordenado pela SMU e conta também com a participação das secretarias municipais do Planejamento (Seplan), da Cultura (SMC), do Meio Ambiente (Semma) e do Esporte e Lazer (Smel). O projeto já está em fase final de elaboração.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300