COMENTAR | CORRIGIR
Alterada em 01/03 às 01h00min

CANOAS: Moradores frequentam capacitação de informática

As manhãs de sábado no Hangar Cultural, no bairro Guajuviras, estão preenchidas com uma atividade educacional: trata-se do primeiro módulo do Curso de informática básica. Promovido pela prefeitura de Canoas, por meio da secretaria municipal da Cultura e do Turismo (SMCT), em parceria com a organização não governamental (ONG) Construir, o curso conta com 12 alunos, a partir dos seis anos, e terá o total de seis encontros até meados de março.

O objetivo da capacitação é ensinar aos alunos o básico sobre informática. Com o conhecimento adquirido, a ideia é que utilizem os computadores para situações produtivas e não fiquem restritas aos jogos e à navegação na internet, principalmente as crianças. De acordo com Rafael Estrela, professor do curso de informática, os jovens estão aprendendo a utilizar ferramentas que podem auxiliar na produção de trabalhos escolares.

"Eles aprendem a mexer no Word, PowerPoint e Excel, que são programas fundamentais de edição e que podem ajudá-los a produzir conteúdo escolares ou independentes. No futuro, esse conhecimento adquirido pelos mais jovens será útil no mercado de trabalho", diz Estrela.

De acordo com Estrela, uma das alunas da capacitação é moradora do bairro Harmonia. Com quase 40 anos, ela teve o primeiro contato com o computador no curso do Hangar Cultural. Até então, só ouvia falar da existência do equipamento tecnológico. Segundo o professor, ela já apresentou uma evolução significativa desde o início do curso, principalmente em relação à digitação, com a intenção de se reinserir no mercado de trabalho. Os alunos do Módulo I receberão o diploma de conclusão de curso e estarão aptos a frequentar a segunda fase da capacitação, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, também no Hangar Cultural Oli Borges Flores.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300