COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 06/03/2019. Alterada em 06/03 às 01h00min

CANOAS: Prefeitura alerta sobre respeito ao ciclista no trânsito

WAGNER FIGUEIREDO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A prefeitura, por meio da secretaria municipal de Transportes e Mobilidade (Smtm), realizou uma blitz educativa no dia 27 de fevereiro, em frente à Universidade La Salle, para alertar motoristas sobre a importância do respeito ao ciclista. Na ação, 100 veículos foram abordados e mais de 700 materiais informativos foram distribuídos aos motoristas. A blitz é realizada anualmente em Canoas pelo Dia Municipal do Ciclista, celebrado sempre no dia 25 de fevereiro.

Segundo dados da Smtm, no período de 2008 a 2018, houve, em média, quatro óbitos de ciclistas por ano em Canoas. No último triênio (2016-2018), os registros caíram. Uma explicação para esta queda é a intensificação dos trabalhos de conscientização, segundo o chefe da Unidade de Educação para o Trânsito da Smtm, Renato Correia de Souza. O agente lembra o trabalho detalhado que é realizado para conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas, pois ainda há desconhecimento sobre as regras do trânsito, o que gera insegurança a quem dirige, pedala ou caminha pela cidade. "Em relação aos ciclistas, o erro é pensar que andar na contramão é mais seguro. Na verdade, muitos dos acidentes ocorrem por conta do condutor do veículo estar focado na bicicleta que está vindo em sua direção. Por isso é tão importante realizarmos estas ações educativas", explica Souza.

Um dos motoristas abordados na blitz educativa foi Wellington Mariano, morador do bairro Niterói. Ao ser informado pelo agente de que a blitz era uma ação educativa de respeito ao ciclista, o motorista desceu do carro e cumprimentou o agente. "Achei que em nosso País não se teria essa consciência de educar os motoristas", comentou. Além de motorista, ele garantiu que pedala nas horas vagas pelo bairro onde mora.

O levantamento da Smtm mostra que a maioria das vítimas na última década tem mais de 60 anos, o que gera atenção especial a este grupo. "A partir do Programa Gerações, observamos que é de extrema importância darmos uma atenção especial aos nossos idosos, porque eles estão cada vez mais ativos, e uma das atividades prediletas é andar de bicicleta. Por isso, queremos que eles estejam sempre bem informados sobre dicas de segurança, para que possam seguir pedalando, e para que também transmitam o conhecimento adquirido a seus filhos e netos", conclui Renato.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300