OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
Imigrante Notícia da edição impressa de 14 de Fevereiro de 2019.

Atendidos mais de 300 produtores com fechamento de silos

De dezembro a abril é o período em que produtores rurais efetuam a ensilagem, que consiste na conservação de forragens em silos. O município de Imigrante oferece aos produtores o serviço de fechamento de silos.

De dezembro a abril é o período em que produtores rurais efetuam a ensilagem, que consiste na conservação de forragens em silos. O município de Imigrante oferece aos produtores o serviço de fechamento de silos.

Na cidade são plantados mais de mil hectares de milho, por cerca de 300 produtores, que são destinados principalmente para a produção de silagem. Em 2018, foram 400 pedidos e 448 montes fechados. Neste ano, até então, a Secretaria já contabilizou mais de cem solicitações.

Segundo técnicos em Agropecuária da Emater-RS/Ascar de Imigrante, o processo de armazenar a forragem no silo garante que a perda nutricional seja pequena e permite que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo. A silagem é um alimento com altos teores de energia e elevados níveis de matéria seca, a qual está à disposição do produtor para incrementar a produtividade dos rebanhos leiteiros, principalmente em períodos de pouca oferta de forragem.

Os produtores Elói e Fabiana Prediger, além de outras atividades, trabalham com produção de leite. Ela explica que fazem a quantidade de silagem para alimentar o gado durante o ano inteiro e que, para não estragar, precisa estar bem acondicionada. "Se o fechamento não fosse feito pela prefeitura, teríamos que contratar serviço de máquina, o que seria mais um custo", ressalta Fabiana.

O secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Guinter Hart, destaca que a silagem é um alimento que, se bem conservado, fica disponível o ano inteiro. Mas, ao mesmo tempo, tem um custo alto de produção. "A silagem é um alimento nutritivo e que traz praticidade, principalmente nos meses de inverno. Apesar disso, há um alto custo de produção, desde o plantio até a ensilagem, por isso, o município busca formas de auxiliar e uma delas é o fechamento dos silos, deixando de gerar mais uma despesa ao produtor", ressalta.

A silagem de milho, juntamente com as pastagens, constitui-se na principal fonte de alimentação do gado leiteiro. Por isso, para se obter o máximo de qualidade do milho, deve-se manter cuidados no momento da ensilagem. Ao longo do ano, o município possui os Pacotes Agrícolas e o Programa Troca-Troca, que auxiliam o produtor na aquisição de lona, sementes, fertilizantes e serviços de máquinas agrícolas, que subsidiam na produção de silagem. Para solicitar o serviço de fechamento de silos, o produtor deve entrar em contato com a Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana pelo telefone (51) 3754.1092, em horário de expediente.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br