OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
Esteio Notícia da edição impressa de 11 de Fevereiro de 2019.

Convênio da administração municipal com clínica castra quase 1,4 mil animais de bairros da cidade

cidades Fotos Luciana Abdur

cidades Fotos Luciana Abdur


/LUCIANA ABDUR/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Um convênio entre a prefeitura municipal de Esteio e o Centro de Esterilização Animal (Cea) da Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), entidade de Cachoeirinha, garantiu, na semana passada, que mais 10 animais, entre cães e gatos de esteienses fossem castrados gratuitamente. Firmada em 2016 para realizar as esterilizações, a parceria serve para conter o aumento no número de animais abandonados na cidade.

Um convênio entre a prefeitura municipal de Esteio e o Centro de Esterilização Animal (Cea) da Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), entidade de Cachoeirinha, garantiu, na semana passada, que mais 10 animais, entre cães e gatos de esteienses fossem castrados gratuitamente. Firmada em 2016 para realizar as esterilizações, a parceria serve para conter o aumento no número de animais abandonados na cidade.

Os bichos são levados todas as quintas-feiras à instituição para a realização da cirurgia e devolvidos a seus donos no dia seguinte. Até o momento, já foram castrados 57 animais, desde a primeira semana de janeiro. Desde 2016, já são quase 1,4 mil animais beneficiados.

Na manhã da última sexta-feira (8), a equipe do Bem-Estar Animal retornou à Onda para buscar os operados. Entre os seis cachorros e quatro gatos castrados, estava Lady Bug, uma cadela de apenas um ano e sem raça definida. Sua dona, Elaine Joaninha Camargo, 58 anos, soube do programa de castração através de membros das ONGs municipais, que a orientaram a entrar em contato com a administração municipal para o cadastro, pelo Aplicativo Fiscale.vc.

"A iniciativa é muito importante para evitar o aumento da população de animais de rua. Funciona como um controle do município para evitar que esses animais fiquem na rua sem nenhuma assistência ou cuidado, propensos a causar algum incidente", disse Elaine, que há 40 anos mora no Novo Esteio e abriga cerca de 20 gatos e cinco cães, além dos comunitários que alimenta na sua calçada.

Em 2018, a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) realizou um total de 456 castrações, a mesma quantidade, aproximadamente, dos procedimentos realizados em 2017. Entre os bairros com mais solicitações, estavam Três Marias, Primavera, Santo Inácio e Parque Amador. A maioria animais comunitários e de pessoas de baixa renda.

A solicitação para castração do animal deve ser feita de segunda a sexta-feira, através dos canais de contato com a prefeitura: Ouvidoria, pelo telefone 0800 541 0400 ou pessoalmente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - das 12h30min às 18h), e também pelo aplicativo de celular Fiscale.VC (disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS nas lojas de aplicativo Google Play e App Store). O solicitante deve ser maior de idade e residir em Esteio.

O esteiense que deseja o serviço necessita se adequar aos critérios exigidos para a efetivação do pedido: ter baixa renda (restrito apenas à pessoas que estejam cadastradas em algum Programa Social do Governo), tratar-se de animal comunitário ou ser portador do Termo de Adoção do Canil Municipal ou das ONGs Gata ou Gepar.

Na sequência, as demandas são filtradas e averiguadas pelo setor de Bem-Estar Animal da SMMA. O funcionário do setor realiza o primeiro contato com o munícipe e verifica se ele se ajusta aos critérios exigidos para garantir o serviço gratuitamente.

Confirmado que o interessado atende aos critérios, o animal é incluso na agenda de castração. Os procedimentos são agendados por ordem de solicitação e por zoneamento. A divisão por bairros é uma forma de reduzir o estresse dos animais por ficarem muito tempo engaiolados na van e, também, pela economia de gasolina.

Um dia antes da busca do animal na residência, o Bem-Estar Animal entra em contato com o solicitante informando o horário e fazendo orientações quanto a jejum de sólidos e líquidos livres que o bicho pode ingerir, entre outras informações.

No dia da castração, o animal é pego no período da manhã, colocado em uma caixa de transporte e identificado com microchip. O dono deve preencher um termo de castração e terá o retorno do seu companheiro no dia seguinte.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br