COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 11/02/2019. Alterada em 11/02 às 01h00min

Esteio : Convênio da administração municipal com clínica castra quase 1,4 mil animais de bairros da cidade

cidades Fotos Luciana Abdur

cidades Fotos Luciana Abdur


/LUCIANA ABDUR/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Um convênio entre a prefeitura municipal de Esteio e o Centro de Esterilização Animal (Cea) da Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), entidade de Cachoeirinha, garantiu, na semana passada, que mais 10 animais, entre cães e gatos de esteienses fossem castrados gratuitamente. Firmada em 2016 para realizar as esterilizações, a parceria serve para conter o aumento no número de animais abandonados na cidade.

Os bichos são levados todas as quintas-feiras à instituição para a realização da cirurgia e devolvidos a seus donos no dia seguinte. Até o momento, já foram castrados 57 animais, desde a primeira semana de janeiro. Desde 2016, já são quase 1,4 mil animais beneficiados.

Na manhã da última sexta-feira (8), a equipe do Bem-Estar Animal retornou à Onda para buscar os operados. Entre os seis cachorros e quatro gatos castrados, estava Lady Bug, uma cadela de apenas um ano e sem raça definida. Sua dona, Elaine Joaninha Camargo, 58 anos, soube do programa de castração através de membros das ONGs municipais, que a orientaram a entrar em contato com a administração municipal para o cadastro, pelo Aplicativo Fiscale.vc.

"A iniciativa é muito importante para evitar o aumento da população de animais de rua. Funciona como um controle do município para evitar que esses animais fiquem na rua sem nenhuma assistência ou cuidado, propensos a causar algum incidente", disse Elaine, que há 40 anos mora no Novo Esteio e abriga cerca de 20 gatos e cinco cães, além dos comunitários que alimenta na sua calçada.

Em 2018, a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) realizou um total de 456 castrações, a mesma quantidade, aproximadamente, dos procedimentos realizados em 2017. Entre os bairros com mais solicitações, estavam Três Marias, Primavera, Santo Inácio e Parque Amador. A maioria animais comunitários e de pessoas de baixa renda.

A solicitação para castração do animal deve ser feita de segunda a sexta-feira, através dos canais de contato com a prefeitura: Ouvidoria, pelo telefone 0800 541 0400 ou pessoalmente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - das 12h30min às 18h), e também pelo aplicativo de celular Fiscale.VC (disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS nas lojas de aplicativo Google Play e App Store). O solicitante deve ser maior de idade e residir em Esteio.

O esteiense que deseja o serviço necessita se adequar aos critérios exigidos para a efetivação do pedido: ter baixa renda (restrito apenas à pessoas que estejam cadastradas em algum Programa Social do Governo), tratar-se de animal comunitário ou ser portador do Termo de Adoção do Canil Municipal ou das ONGs Gata ou Gepar.

Na sequência, as demandas são filtradas e averiguadas pelo setor de Bem-Estar Animal da SMMA. O funcionário do setor realiza o primeiro contato com o munícipe e verifica se ele se ajusta aos critérios exigidos para garantir o serviço gratuitamente.

Confirmado que o interessado atende aos critérios, o animal é incluso na agenda de castração. Os procedimentos são agendados por ordem de solicitação e por zoneamento. A divisão por bairros é uma forma de reduzir o estresse dos animais por ficarem muito tempo engaiolados na van e, também, pela economia de gasolina.

Um dia antes da busca do animal na residência, o Bem-Estar Animal entra em contato com o solicitante informando o horário e fazendo orientações quanto a jejum de sólidos e líquidos livres que o bicho pode ingerir, entre outras informações.

No dia da castração, o animal é pego no período da manhã, colocado em uma caixa de transporte e identificado com microchip. O dono deve preencher um termo de castração e terá o retorno do seu companheiro no dia seguinte.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300