COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 11/02/2019. Alterada em 11/02 às 01h00min

VENÂNCIO AIRES: Instalado novo sistema de tratamento de água

O acesso a água encanada é uma antiga reivindicação dos moradores de Alto Paredão Pires, em Venâncio Aires. Agora, graças a uma parceria entre Administração Municipal e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), água potável estará disponível para as cerca de 35 famílias que residem na localidade.

A Vigilância Sanitária iniciou a instalação do sistema Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z) na última terça-feira (5). O mecanismo consiste na captação de água de um açude, cedido por um proprietário de área particular, que passa por processo de decantação com sultato de alumínio, cloração e filtração com o mineral zeólita.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, o médico veterinário, Éverton Notti, o sistema vai garantir água potável para uma região historicamente com dificuldades de potabilidade de água. "Fizemos estudos dos poços, por meio de coletas de amostras e verificamos que nenhum seria viável. A partir disso buscamos esta alternativa, junto a Funasa, para solucionar este problema", explica.

De acordo com Notti, a expectativa era concluir a instalação logo no início do ano, porém, o tempo chuvoso e ausência de servidores, em virtude do período de férias, retardou a conclusão dos trabalhos. A parceria com a Funasa foi firmada no ano passado, após o município entregar documentação com a solicitação. Todo o processo de instalação do equipamento é ofertado pela Funasa, que também orienta e treina moradores para o manuseio.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300