COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 11/02/2019. Alterada em 11/02 às 01h00min

TEUTÔNIA: Direções das escolas alinham o ano letivo de 2019

Encontro preparou o retorno das aulas da rede municipal de ensino, que ocorrerá em 18 de fevereiro

Encontro preparou o retorno das aulas da rede municipal de ensino, que ocorrerá em 18 de fevereiro


ÉDSON LUÍS SCHAEFFER/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Na última terça-feira (5), a secretaria de Educação de Teutônia se reuniu com as direções das escolas municipais, junto ao Sínodo Vale do Taquari, oportunidade em que foi alinhado o ano letivo de 2019. As aulas se iniciam no dia 18 de fevereiro, mas os professores retomarão suas atividades na próxima quarta-feira, com formação pedagógica.

O encontro se iniciou com a apresentação da nova equipe pedagógica da secretaria, que será composta pelas profissionais Arminda Regina Mariani Hepp, Kátia Rex e Andreia Maciel, além de Alessandra Surkamp, que segue na coordenação da Educação Infantil. Em seguida, a secretária interina de Educação, Rosana
Schneider Rührwiem, enalteceu que a união entre direções e secretaria será de extrema importância. "Precisamos de vocês, diretores e vice-diretores. Estamos confiantes no trabalho de vocês para fazermos um excelente ano letivo", sublinhou.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, também acompanhou a abertura da reunião e destacou a importância das direções. "A educação precisa ser única, eficiente e ativa. Tenham o olhar que sempre tiveram, de carinho, amor e respeito aos alunos. Somente através da educação transformaremos o futuro. E vocês são protagonistas neste processo", frisou.

Após a reunião, foi a vez das direções assistirem à palestra "Ser líder - procuram-se líderes desesperadamente", ministrada pelo comunicador Fabiano Conte. O palestrante lembrou que os diretores convivem diretamente com pessoas e isso requer liderança. "Temos muitos chefes, mas a maioria não sabe liderar", observou.

Usando uma tela branca com um ponto preto, Conte enalteceu que os diretores precisam de resiliência, isto é, não deixar os aspectos negativos sugarem a energia. "Quando um ponto preto aparece, gastamos muita energia neste ponto e todo o espaço branco, que podemos colorir, é ignorado. Liderar é saber que há muitos mais aspectos positivos do que os pontos negativos", colocou.

O palestrante lembrou que liderança não é popularidade, mas, sim, resultado com foco em pessoas. "Líder não nasce pronto, não só comanda. Líder é aquele que ouve, ajuda, compartilha. Precisamos saber que não existe fórmula mágica de liderança. Mas, um líder possui propósito de vida, lidera pelo exemplo, possui equilíbrio de vida, sabe administrar seu tempo, diversifica a sua equipe, diz não, encara os problemas e controla as suas emoções", sublinhou.

Após a palestra, ainda foram destacados outros assuntos relacionados ao início do ano letivo, como educação ambiental, projetos esportivos, implantação de novo sistema de gestão das informações nas escolas, entre outros. Por fim, foram apresentados mais detalhes do início do ano letivo.

No dia 13 de fevereiro, todos os professores participarão de atividades de vivência, em lugar surpresa. Já nos dias 14 e 15, ocorrerão reuniões pedagógicas nas escolas. No dia 15 ainda, às 19h, no auditório do Colégio Teutônia, haverá palestra pedagógica motivacional e teatral "Para ensinar tem que aprender", com Daniel Guimarães e artistas. No dia 18 iniciam as aulas em toda a rede municipal.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300