COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 08/02/2019. Alterada em 08/02 às 01h00min

Nova Petrópolis: Festa do Figo levou 12 mil visitantes à Linha Araripe

Evento, realizado na Linha Araripe, comercializou 1,1 tonelada de figo

Evento, realizado na Linha Araripe, comercializou 1,1 tonelada de figo


MARCELO MOURA/COMUNICAÇÃO PMNP/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Os produtores de figo de Nova Petrópolis e a comissão organizadora comemoram o sucesso da 46ª edição da tradicional Festa do Figo da cidade. O evento, realizado nos dias 2 e 3 de fevereiro, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, atraiu cerca de 12 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de adquirir cerca de 1,1 tonelada de figo, de acordo com a organização do evento. Shows musicais e apresentações culturais também foram atrações da festa, que teve sua abertura oficial na manhã de sábado, e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais.

A Banda Municipal, que tocou hinos e clássicos da música, foi destaque na abertura oficial do evento, ocorrida em meio aos estandes de produtos coloniais, artesanato, chopp, maquinário e implementos agrícolas, automóveis e flores, além dos espaços de exposição e venda de figo in natura e produtos derivados da fruta. Cerca de 450 expositores de figo e outras frutas e verduras da região comercializaram sua produção.

O prefeito Regis Luiz Hahn, acompanhado da primeira-dama Marion Spier Hahn, enalteceu o setor primário de Nova Petrópolis em seu discurso. "Para termos um município desenvolvido é necessário fortalecer o setor primário. Nós, da administração municipal, temos consciência disso e não medimos esforços para oferecer auxílios e melhorias ao nosso homem do campo. Essa grandiosa Festa do Figo demonstra que um trabalho valorizado pelo poder público e feito com afinco pelo produtor rural, resulta em ganhos para todos", destacou o prefeito.

Para o representante da Comissão Organizadora da 46ª Festa do Figo, Jonas Gottschalk, o evento prospera graças ao trabalho dos produtores rurais. "Devemos exaltar o esforço de todos os envolvidos nessa grande festa. Tudo começa nas lavouras e plantações de figo, nas quais nossas famílias de produtores se esforçam para que a colheita seja cada ano melhor. Todo esse trabalho, aliado ao comprometimento dos voluntários da Festa do Figo, tornam esse evento grandioso", ressaltou.

Também marcaram presença na abertura da festa autoridades locais, parlamentares, representantes de entidades ligadas à agricultura e de cooperativas. Após os discursos, os representantes do município, acompanhados da rainha Ketrin Ananda Kich e das princesas Aline Marcon e Tânia Carine Näher descerraram a fita inaugural do espaço de exposição da Festa. As variedades de figo Pingo de Mel, Negrito e Roxo de Valinhos chamaram a atenção do público visitante e representaram as melhores frutas da safra do ano. Em seguida, foi servido o tradicional almoço da festa. 

A tarde seguiu com apresentações dos Grupos de Danças Edelweiss e Sonnenschein e do CTG Pousada da Serra, que animaram o público apresentando o folclore alemão e a cultura gaúcha.

No domingo (3), a Festa  contou com celebração ecumênica e a tradicional domingueira, na qual se apresentaram as bandas Céu e Cantos, Munique e Porto do Som.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300