COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 07/02/2019. Alterada em 11/02 às 01h00min

AGUDO: Reunião tratou da reconstrução do pórtico da cidade

Encontro tratou da retomada de umas das principais marcas do município

Encontro tratou da retomada de umas das principais marcas do município


PREFEITURA DE AGUDO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Fernanda Crancio

O prefeito Valério Trebien recebeu em seu gabinete integrantes do Rotary Club e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Alan Müller. A pauta do encontro foi a reconstrução do pórtico de entrada de Agudo, que deverá entrar em processo licitatório nos próximos dias.

Somente no início de janeiro, a prefeitura conseguiu autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para reconstruir umas das principais marcas da cidade.

A nova estrutura contará novamente com a parceria entre a administração municipal e o Rotary. A empresa Mocofar, a qual o caminhão envolvido no acidente que atingiu o pórtico pertence, também está ressarcindo o prejuízo ao município.

De acordo com o setor de Engenharia da prefeitura, o novo pórtico deverá custar em torno de R$ 42 mil e, por exigência do Daer, será maior do que o antigo, agora com 14 metros de comprimento, dois de largura e sete de altura, além de ter também defensa metálica para dar mais segurança.

O pórtico deverá ser refeito no mesmo padrão do construído em 1992, baseado em um estilo germânico.

A hospitalidade dos agudenses esteve representada pelo pórtico de boas-vindas, construído na intersecção das rodovias RSC-287 e
ERS-348. Com elementos arquitetônicos que remetem à cultura germânica, o pórtico, desde sua inauguração, identifica Agudo por associação visual. O monumento anterior saudava os visitantes em língua portuguesa e despedia-se deles em língua alemã, escrita em grafia gótica. Era composto por quatro colunas de concreto, com interior em estrutura de ferro, revestida de madeira e cobertura de telhas.

O acidente que danificou a estrutura original ocorreu na madrugada do dia 15 de setembro de 2018, quando um caminhão destruiu a estrutura. "Queremos reconstruir o mais breve possível, assim como toda a comunidade agudense espera por isso, e tentar inaugurá-la antes da Volksfest In Agudo, em julho", afirmou o prefeito.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300