COMENTAR | CORRIGIR
Alterada em 23/01 às 01h00min

LITORAL NORTE: Projeto Taramandahy realizará formação em meliponicultura

Com o intuito de incentivar a meliponicultura (criação racional de abelhas nativas sem ferrão), colaborando de forma sustentável na manutenção e melhoria de sistemas agrícolas e florestais, através da inserção e aumento de agentes polinizadores, o Projeto Taramandahy - Fase III realizará o Curso de meliponicultura - Manejo de abelhas sem ferrão nos dia 26 e 27 de janeiro e 16 e 17 de fevereiro, das 9h às 18h. A atividade contribui também com a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e busca promover melhorias na qualidade da água da bacia hidrográfica, enfoques das linhas de atuação da Petrobras, que patrocina o Projeto por meio do Programa Petrobras Socioambiental e governo federal.

O conteúdo do curso buscará fomentar conceitos básicos e intermediários da criação racional de abelhas nativas, através de teoria e práticas sobre a diversidade e importância ecológica, econômica e social das abelhas sem ferrão; estrutura, funcionamento e divisão das colônias; captura de enxames; instalação de meliponário; modelos e confecção de caixas; extração de mel e própolis; dentre outros. Sua programação inclui um quinto encontro (data a combinar), com saída de campo a experiências em meliponicultura.

A atividade é direcionada para agricultores ecológicos e apicultores interessados em desenvolver a meliponicultura e que residam na região da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. Além do curso, o projeto realiza visitas técnicas para manutenção dos meliponários implantados nas suas etapas anteriores e organizará um seminário sobre o tema em 2019. Mais informações podem ser obtidas com Letícia Troian, pelo e-mail letroian@gmail.com, ou pelo telefone (0xx51) 9822-87372.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Outras matérias sobre Litoral Norte

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300