OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
VERA CRUZ 17 de Janeiro de 2019 às 01:00.

Município adere ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte

O mercado para a venda de produtos de origem animal fabricados pelas agroindústrias de Vera Cruz agora está mais amplo. O município concluiu o processo de adesão ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). A portaria da secretaria estadual de Agricultura foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 4.

O mercado para a venda de produtos de origem animal fabricados pelas agroindústrias de Vera Cruz agora está mais amplo. O município concluiu o processo de adesão ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). A portaria da secretaria estadual de Agricultura foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 4.

Com isso, as agroindústrias que aderirem ao sistema poderão vender produtos, não somente em âmbito municipal, mas para todo o Rio Grande do Sul. Um decreto emitido em setembro de 2018, facilitou o processo de adesão dos municípios, alterando as antigas regras. Pela nova regulamentação não serão efetuadas mais auditorias prévias por parte do Estado. O processo se dará por meio de análise documental das empresas. A liberação é somente para produtos de origem animal processados e embutidos. Não se enquadram abatedouros e nem frigoríficos, cujo procedimento continua no modelo antigo.

Para ingressar no Susaf, a agroindústria ou empresa equivalente, precisa estar cadastrada junto ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM), possuir área construída de até 250 metros quadrados, operar exclusivamente com mão de obra familiar ou com 10% de contratados, no caso de empresa de pequeno porte. A responsável pelo SIM de Vera Cruz, médica veterinária Mariana Moser Landesvatter, ressalta que a ampliação do território e o aumento das chances de comercialização dos produtos fabricados dentro do município, aumentam também as responsabilidades, tanto por parte do município como dos empreendedores, que devem garantir as condições higiênico-sanitárias dos produtos oferecidos. "Essa condição de ampliação no mercado consumidor e consequentemente de produção, torna o trabalho do SIM ainda mais criterioso quanto à inocuidade e qualidade dos produtos", alerta a veterinária Mariana.

Interessados em ingressar no Susaf-RS devem procurar a secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente para receber orientações e encaminhar a habilitação. O primeiro passo é a participação no Programa Estadual de Agricultura Familiar (Peaf), cujo encaminhamento é feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Depois, é feita a formalização no SIM. Atualmente, Vera Cruz possui sete agroindústrias registradas, sendo dois abatedouros, uma casa de mel e quatro fábricas de conservas de produtos cárneos (embutidos). Uma granja avícola está em processo de legalização.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br