COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 18/01/2019. Alterada em 18/01 às 01h00min

SERRA GAÚCHA: Vindima movimenta o período do verão da região Uva e Vinho

Temporada, que segue até março, conta com programações turísticas especiais

Temporada, que segue até março, conta com programações turísticas especiais


GIORDANI TURISMO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

O Rio Grande do Sul é responsável por 90% do vinho, 85% dos espumantes e 90% do suco de uva produzidos no Brasil, e toda essa produção depende do cultivo adequado, de condições climáticas, e do período de colheita dos frutos. Chamada de Vindima, a colheita das uvas, última etapa antes da elaboração das bebidas, tem transformado os meses de janeiro, fevereiro e março em um período de alta temporada na região Uva e Vinho da serra gaúcha. A paisagem natural da região se enriquece coberta por verdes parreirais repletos de frutos com cores variadas e um perfume inconfundível.

A operadora de pacotes turísticos Giordani Turismo e Eventos registrou, entre as temporadas de 2017 e 2018, um crescimento de 143% na procura por roteiros relacionados à Vindima, e a expectativa para 2019 é ainda maior. De acordo com dados divulgados pela secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, a programação realizada na cidade em 2018 foi prestigiada por aproximadamente 285 mil visitantes, número que também deve aumentar nesta temporada.

O grande atrativo da temporada é a colheita nos parreirais, passeio pelas diferentes vinícolas, desde boutiques com elaboração em pequenas quantidades e qualidade reconhecida internacionalmente, passando pelas familiares, coloniais e industriais de grande porte. Todas com a marca e a qualidade dos melhores vinhos nacionais.

A pisa da uva em barris de madeira - método utilizado para fazer vinhos pelos antigos colonizadores italianos da região - é uma experiência que encanta os visitantes, assim como comer o merendin - lanche com produtos coloniais locais - servido sob os parreirais, no mesmo estilo como era feito antigamente para que os trabalhadores pudessem se alimentar ali mesmo durante a colheita, acompanhados por corais típicos que ainda mantêm a tradição. Os turistas podem optar também por passeios que incluem almoços harmonizados, cursos de degustação e visitas a adegas acompanhadas de enólogos e sommeliers.

Para atender à demanda dos visitantes que buscam conhecer belos lugares, boa gastronomia e os processos e origens dos vinhos, sucos e espumantes, a Giordani Turismo e Eventos montou, em parceria com vinícolas locais, quatro diferentes roteiros, com opções variadas, para atender todos os públicos. Os passeios seguem até 10 de março.

O Fascínios da Vindima explora o Vale do Rio das Antas e cantinas históricas, e é a opção de roteiro mais completa, com visita a cave, vinícola e curso degustação harmonizada da Salton. Na vinícola Cainelli, é possível conhecer o museu familiar, fazer a colheita e pisa da uva, merendin nos parreirais e passeio de tuque-tuque. A principal refeição do roteiro acontece na vinícola Cristófoli, com visita à propriedade, degustação e almoço típico italiano harmonizado com vinhos e espumantes. O passeio, realizado aos sábados, é limitado para, no máximo, 26 pessoas, devido ao roteiro personalizado.

A Divina Vindima contempla empreendimentos na rota Encantos de Eulália e Vale do Rio das Antas. Na Salton, além da visita à vinícola, os turistas participam de curso de harmonização de vinhos, queijos e chocolates. A programação fica completa com a visita ao Sítio de Lazer Zucchi, com uma acolhida com coral italiano, colheita e pisa da uva, merendin nos parreirais e passeio de tuque-tuque. A programação é voltada para grupos com mais de 26 participantes e pode ser agendada para quartas-feiras ou sábados.

Os tradicionais passeios de Maria Fumaça - Trem do Vinho e Parque Cultural Epopeia Italiana não ficam de fora. Na programação da Vindima no Vale, os dois se unem a uma visita à vinícola Miolo, onde é possível participar da pisa da uva, saborear um merendin completo e levar para casa um mimo personalizado. A opção está disponível também às quartas-feiras e sábados.

Já no roteiro dos Caminhos de Pedra, que serviu de cenário para filmes e novelas, o Viva a Vindima explora a tradição da vinícola Strapazzon, com visita a cantina, colheita e pisa da uva, além de um merendin completo acompanhado de apresentação de um coral italiano. Na vinícola Casa Fontanari, a visita à propriedade é seguida de um minicurso de degustação de oito rótulos, com harmonização de vinhos, espumantes, queijos e produtos da região.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300