COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 07/01/2019. Alterada em 07/01 às 01h00min

GRAVATAÍ: Cidade terá mais uma van para transporte de pacientes

Veículo, que tem capacidade para 15 passageiros, agora integra a frota de Central de Transportes Eletivos

Veículo, que tem capacidade para 15 passageiros, agora integra a frota de Central de Transportes Eletivos


PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATAÍ/DIVULGAÇÃO/CIDADES

No primeiro dia útil deste ano, o prefeito Marco Alba apresentou à comunidade uma van zero quilômetro que será utilizada para o transporte eletivo de pacientes da secretaria municipal da Saúde (SMS). Na companhia do responsável pela pasta, secretário Jean Torman; do coordenador do setor de Urgência e Emergência da SMS, Leonardo Machado; do novo presidente da Câmara de Vereadores, Clebes Mendes; do segundo vice-presidente, Roberto Andrade, representando a senadora Ana Amélia Lemos; e do vereador Airton Leal, o prefeito fez a entrega das chaves do veículo, que, a partir de hoje, integra a frota de Central de Transportes Eletivos da prefeitura.

A van, com capacidade para 15 passageiros e avaliada em R$ 190 mil, foi adquirida através de uma emenda federal da então senadora Ana Amélia Lemos. "Esta é mais uma demonstração do nosso respeito, carinho e compromisso com a população, principalmente na área da Saúde, uma das prioridades do nosso governo", disse o prefeito. Com este veículo, os pacientes eletivos poderão ser transportados com conforto e segurança para demandas como sessões de quimioterapia, hemodiálise, fisioterapia e tratamentos clínicos contínuos, tanto em Gravataí como em outros municípios como Porto Alegre, Igrejinha, Lajeado e Cachoeirinha.

Segundo o secretário Jean Torman, com a aquisição da nova van, Gravataí passa a disponibilizar 11 veículos destinados a conduzir usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que não necessitam ser transportados por ambulâncias. O presidente da câmara, vereador Clebes Mendes, saudou a chegada de mais um veículo para auxiliar pacientes com dificuldade de locomoção. "Parabéns ao governo que trabalha de forma articulada para atender aos anseios da comunidade gravataiense", ressaltou.

O coordenador do setor de Urgência e Emergência da SMS, Leonardo Machado, explicou que a Central de Transportes Eletivos conta com pré-requisitos para os usuários que desejarem solicitar o transporte. "Ela atende a pacientes acamados ou debilitados, com dificuldade de locomoção, impossibilitados de serem removidos em transporte comum e que necessitam realizar procedimentos pelo SUS", comentou. O serviço também contempla pacientes que tenham consultas especializadas e/ou tratamento fora do domicílio, tais como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e pequenas cirurgias.

Mensalmente, são transportados mais de 2 mil pacientes através da Central de Transportes Eletivos. Para requisitar o serviço, basta o usuário comparecer à Unidade de Saúde mais próxima, munido de documento de identidade, cartão SUS e comprovante de endereço, além de outros documentos que indiquem a necessidade do transporte para os serviços atendidos pela Central.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300