OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SANTA CLARA DO SUL Notícia da edição impressa de 04 de Janeiro de 2019.

Projeto de arborização urbana que visa ampliar áreas verdes plantou 470 mudas em 2018


Rafael Simonis/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Com o objetivo de ampliar as áreas verdes do município e proporcionar mais qualidade de vida à população, o governo municipal desenvolve um projeto de arborização urbana. No último ano, os departamentos de Obras e de Meio Ambiente realizaram o plantio de 470 mudas de espécies arbóreas nas vias públicas do município.

Com o objetivo de ampliar as áreas verdes do município e proporcionar mais qualidade de vida à população, o governo municipal desenvolve um projeto de arborização urbana. No último ano, os departamentos de Obras e de Meio Ambiente realizaram o plantio de 470 mudas de espécies arbóreas nas vias públicas do município.

Foram abrangidas as ruas Francisco José Allgaier, Guilherme Klein, Otmar Jacob Ely, Capitão Nicolau Klein, São Francisco Xavier, 2 de Novembro, Coronel José Diel, Sete de Setembro, 15 de Novembro, José Arthur Braun e 9 de Fevereiro, além das avenidas 28 de Maio e Emancipação. Nesses locais houve o plantio de várias espécies, como manacá-da-serra, escova-de-garrafa, sibipiruna, quaresmeira, álamo, cerejeira, pata-de-vaca, ingá, goiaba-serrana, ipê, guabiju, pitanga, liquidâmbar e araçá.

Na metade de dezembro de 2018, a câmara de vereadores aprovou o plano de arborização, cujo propósito é planejar e disciplinar o plantio, o manejo, a preservação e a expansão das árvores no centro da cidade. O plano define normas e procedimentos a serem adotados pelo Poder Público, empreendedores e comunidade em geral. Além disso, foram estabelecidas as infrações relacionadas à arborização urbana, entre elas, danificar e destruir árvores ou realizar poda sem autorização do órgão ambiental municipal, assim como impedir o crescimento ou a rebrota dos exemplares.

Para tanto, solicita-se o auxílio e a colaboração da comunidade no cuidado e na atenção às mudas plantadas na cidade, tendo em vista que elas fazem parte do patrimônio público. De acordo com a bióloga Dalila Welter, a arborização é um importante elemento natural nas cidades para estimular o desenvolvimento sustentável. "Contribui no microclima dos centros urbanos, na purificação do ar, no embelezamento da cidade, no amortecimento de ruídos, na atração e abrigo de fauna silvestre, na criação de corredores ecológicos, entre outros benefícios", destaca.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br