OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
TEUTÔNIA Notícia da edição impressa de 12 de Dezembro de 2018.

Chromebooks vão contribuir no ensino-aprendizagem em escolas

Equipamentos foram entregues recentemente à secretaria de Educação

Equipamentos foram entregues recentemente à secretaria de Educação


MATHEUS PRATES/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Na última semana, a secretaria de Educação de Teutônia recebeu os 90 primeiros Chromebooks que serão destinados às escolas da rede municipal, como forma de agregar ao processo de ensino-aprendizagem. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Alfredo Schneider, do bairro Teutônia, será o primeiro educandário a receber os equipamentos.

Na última semana, a secretaria de Educação de Teutônia recebeu os 90 primeiros Chromebooks que serão destinados às escolas da rede municipal, como forma de agregar ao processo de ensino-aprendizagem. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Alfredo Schneider, do bairro Teutônia, será o primeiro educandário a receber os equipamentos.

O Chromebook conta com a plataforma Google for Education e já é utilizado por instituições de Ensino Superior e por escolas particulares. Diante da necessidade de acompanhar esses avanços, a secretaria de Educação entendeu que a ferramenta será um importante aliado dos professores no dia a dia e, neste sentido, traz a novidade para a rede municipal. Os 90 Chromebooks tiveram o investimento de R$ 139.365,00. O valor unitário é de R$ 1.548,50.

Os professores de informática interessados em implantar a ferramenta nos seus educandários de atuação participaram de qualificação ministrada pelo professor Luis Antônio Schneiders, na Universidade do Vale do Taquari (Univates). A partir daí, começou-se a construir o projeto, que se iniciará pela Escola Alfredo Schneider e se estenderá gradativamente a outros educandários.

Conforme o professor de informática da secretaria de Educação, Fabrício Hartmann, os Chromebooks vêm para atualizar a parte tecnológica das escolas que estão defasadas para as aulas de informática. "Com os Chromebooks, pode-se ter acesso direto à nuvem, proporcionando um ambiente para troca de informações e aprendizagem colaborativa. Tem-se a possibilidade de não se ficar preso em sala de aula, utilizando-o em diferentes ambiente como local de ensino e aprendizagem, como o pátio da escola, pois a duração da bateria é de aproximadamente 10 horas. Somente é necessário ter sinal de internet", frisa.

Hartmann acrescenta que a ferramenta não beneficia somente os alunos, mas também os professores. "Como todos são interligados em uma rede da Google, o Google for Education, o professor pode compartilhar informações com os alunos e todos verão o link de acesso na hora em seus Chromes. Além disso, dá a possibilidade para os professores criarem salas de aula virtuais com o Google Classroom, na qual podem postar informações, atividades, vídeos, entre outras que julgue interessante. As possibilidades são muitas, dependendo somente da determinação dos professores e profissionais que terão a possibilidade de trabalhar com os Chromes", enaltece.

O secretário de Educação, Paulo Brust, coloca que o Chromebook oferece um leque de opções importantes para a formação dos alunos. "É um projeto inovador que estamos trazendo para escolas municipais. Universidades e escolas particulares já contam com essa importante ferramenta. Nada mais justo que nossas escolas também possuam essa tecnologia. Importante frisar que o Chromebook não substitui o papel do professor, mas sim é um aliado no processo de ensino-aprendizagem, ainda mais em uma época em que as crianças possuem acesso às ferramentas tecnológicas desde pequenas", sublinha.

Da mesma forma, o prefeito, Jonatan Brönstrup, reconhece a importância da ferramenta. "É um grande passo que damos na educação de Teutônia. Cada vez mais é preciso acompanhar os avanços tecnológicos e enxergar neles os benefícios que eles podem proporcionar. O Chromebook vai ao encontro desta ideia e será importante suporte para os nossos professores, que tão bem desempenham o seu papel de preparar os cidadãos do futuro", frisa.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br