OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
Caxias do Sul Notícia da edição impressa de 10 de Dezembro de 2018.

Banco do Vestuário forma turmas dos cursos de Corte e Costura e Modelagem

Peças produzidas pelos alunos foram doadas à Fundação de Assistência Social (FAS)

Peças produzidas pelos alunos foram doadas à Fundação de Assistência Social (FAS)


/MATEUS ARGENTA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) realizou na sexta-feira (7) a formatura de quatro turmas do Banco do Vestuário. Os 49 formandos dos cursos Básico de Corte e Costura, em parceria com o Senai, e de Modelagem, em conjunto com a Unimed Nordeste e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), receberam certificados em solenidade na parte da tarde, na Câmara de Vereadores.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) realizou na sexta-feira (7) a formatura de quatro turmas do Banco do Vestuário. Os 49 formandos dos cursos Básico de Corte e Costura, em parceria com o Senai, e de Modelagem, em conjunto com a Unimed Nordeste e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), receberam certificados em solenidade na parte da tarde, na Câmara de Vereadores.

A aluna Viviane Cristina Quatrin, de Corte e Costura, falou em nome dos seus colegas. "Nós enfrentamos muitas barreiras nesta trajetória, mas não desistimos porque acreditamos em nossos sonhos, e hoje realizamos um deles. Agradecemos à professora Patrícia Klein Framento, pelo carinho, pelo empenho e pela paciência", disse. Ela também lembrou da amizade entre os formandos, citando os cafés da manhã coletivos e até mesmo a festa de casamento surpresa oferecida pelos alunos ao casal haitiano Claude Pierre e Lucienne Pierre Lovis.

"Agradecemos por esta oportunidade, pelo Banco do Vestuário e parceiros investirem na construção de nossos sonhos. Foi uma honra compartilhar estes momentos com as minhas colegas, mulheres trabalhadores e dignas. Sou muito grata em ter conhecido vocês, e pela professora Sara Boeira, que tem o dom de ensinar e foi muito dedicada a nós", agradeceu a formanda de Modelagem, Vitoria Zanotto Bertuzzi.

Emílio Andreazza, titular da Sdete, também parabenizou os formandos. "É uma grande satisfação promover para vocês essa oportunidade de ter uma nova profissão e de se realocar no mercado de trabalho. Nós vemos esses cursos como um investimento e não como um gasto", revelou o secretário.

Após a entrega dos certificados, 1,1 mil peças produzidas por alunos de Corte e Costura durante o ano todo foram doadas à Fundação de Assistência Social (FAS). São camisas, saias, bermudas, bolsas, necessaires e abrigos infantis. O material será distribuído para instituições atendidas pela FAS. A coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Oeste, Vanise Zanchan, agradeceu a iniciativa.

"Parabenizo os alunos pela formatura e agradeço aos idealizadores da ação. Essas peças serão entregues aos nossos abrigos e serão recebidas com muito carinho por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social", explicou. "Também ficamos muito felizes de fazer essa doação das peças produzidas pelos nossos alunos, pois assistência social é uma das prioridades desse governo e estamos orgulhosos de poder colaborar com a FAS neste trabalho", complementou Andreazza.

Em 2018, o Banco do Vestuário formou cerca de 150 alunos nos cursos de Modelagem e Corte e Costura. Segundo o coordenador do Banco, Renan Isoton, 2018 foi um ano bem-sucedido. "Nós progredimos muito este ano, conseguimos proporcionar capacitação para mais pessoas, atingindo um público muito maior do que tínhamos antes. Os nossos parceiros também nos ajudaram nessa evolução e somos como uma família buscando um objetivo em comum, que é oportunizar a geração de emprego e renda. Para 2019, pretendemos expandir nossos projetos e estamos de portas abertas para firmar novas parcerias", avaliou.

O Banco do Vestuário de Caxias do Sul é a união de esforços de diversos parceiros com objetivo de oferecer qualificação profissional às pessoas, ao mesmo tempo em que auxilia o meio ambiente e promove a geração de renda e desenvolvimento sustentável. É um órgão centralizador de resíduos têxteis, recebendo em média seis toneladas por mês. Através destes resíduos é possível capacitar pessoas fomentando a geração de renda e proporcionando um espaço de treinamento colaborativo por meio da especialização técnica de confecção de produtos. A unidade está inserida no programa de Geração de Trabalho e Renda da Sdete.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br