OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
GRAVATAÍ Notícia da edição impressa de 11 de Dezembro de 2018.

Unidade de Saúde da Família é entregue ao bairro São Marcos

Espaço passou por revitalização completa, com reformas, ampliações e modernização

Espaço passou por revitalização completa, com reformas, ampliações e modernização


PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATAÍ/DIVULGAÇÃO/JC
A comunidade do bairro São Marcos celebrou, na manhã do último dia 6, a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF). Completamente revitalizado pela prefeitura, através da secretaria municipal da Saúde (SMS), o espaço passou por reformas, ampliações e modernização. O prefeito Marco Alba destacou o mérito da comunidade ao receber uma estrutura completamente remodelada.
A comunidade do bairro São Marcos celebrou, na manhã do último dia 6, a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF). Completamente revitalizado pela prefeitura, através da secretaria municipal da Saúde (SMS), o espaço passou por reformas, ampliações e modernização. O prefeito Marco Alba destacou o mérito da comunidade ao receber uma estrutura completamente remodelada.
"Hoje, celebramos a vitória da população e da boa política, cujos resultados se concretizam para atender aos anseios e às perspectivas das pessoas. É o poder público fazendo a sua parte, e a população recebendo com carinho os serviços na qualidade e nível que são esperados e merecidos", destacou. O prefeito também chamou a atenção para o esforço feito para deixar as contas da prefeitura sob controle, com o reordenamento das finanças, cujos valores pagos em dívidas nos últimos seis anos possibilitariam o equivalente a 1,5 mil reformas como as da USF São Marcos - em torno de R$ 300 milhões.
"É um dia de alegria e de comemoração, por esta importante obra que hoje está sendo entregue à comunidade do São Marcos. Os moradores desta região experimentam diariamente a convivência com uma equipe de saúde que tem identificação, carinho com as famílias e que trabalha para prestar um bom serviço para vocês, especialmente no período em que esses profissionais trabalharam de forma improvisada, abrigados por uma estrutura precária", ressaltou o secretário municipal da Saúde e também procurador-geral do município, Jean Torman.
Segundo o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho da Farmácia, mais do que uma obra física, "este resultado que vislumbramos hoje traduz o resgate da cidadania". Os vereadores Nadir Rocha, Alan Vieira, Roberto Andrade e Bombeiro Batista também estiveram presentes na solenidade.
A coordenadora da USF São Marcos, Márcia De Fracheschi, destacou que, durante o período da reforma, os atendimentos à comunidade não foram interrompidos, sendo realizados inicialmente em uma estrutura provisória e posteriormente na USF Itacolomi. A nova USF São Marcos já retomou os serviços na sede modernizada. Deslumbrada com as novas instalações, a dona de casa Luciane Petter comentou que a nova unidade está muito melhor: "Mais ampla, bonita, é tudo novinho". A mesma opinião teve a auxiliar de serviços gerais Mara Oliveira: "Ficou nota mil".
A estrutura passou de 161 para 208 metros quadrados, incluindo a construção de um ambiente para armazenamento de resíduos, uma nova sala de reuniões e uma área para acesso de ambulâncias. O piso antigo deu lugar a um novo, de porcelanato. Já o calçamento no entorno foi substituído por piso podotátil, além de ter sido construída uma rampa de acesso.
Toda a infraestrutura foi remodelada de acordo com as normas de acessibilidade para maior conforto de pacientes que possuem dificuldades de locomoção ou são deficientes, atendendo às diretrizes da ABNT NBR 9050, que diz respeito à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A fiação da unidade foi trocada por uma trifásica, e lâmpadas de LED foram instaladas, garantindo maior luminosidade e economia. A rede de informática também é nova. O telhado foi trocado e recebeu uma camada de manta asfáltica. Tanto a parte interna quanto a externa receberam pintura nova nas paredes, portas e janelas.
E não só a estrutura física da unidade é nova: os mobiliários da USF São Marcos também foram completamente substituídos. Novas mesas e cadeiras serão utilizadas para atender os usuários. Um novo sistema de climatização foi instalado na unidade, com novos aparelhos de ar-condicionado split. O local conta com Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), novos extintores e luzes de emergência.
Ao todo, são seis salas de atendimento: vacina, curativos, ginecologia, odontologia, clínico geral e uma de triagem. Entre os serviços oferecidos na USF São Marcos estão atendimentos individuais aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS - (consultas médicas, de enfermagem e odontológicas), visitas domiciliares, atividades educativas em sala de espera, atividades em escolas e creches, acolhimento aos usuários (atendimento à demanda espontânea) e atendimentos agendados.
A USF São Marcos possui uma área de abrangência que engloba cerca de 4 mil habitantes. A média é de 300 atendimentos médicos mensais. Já os procedimentos de enfermagem giram em torno de mil por mês, e os odontológicos variam de 100 a 150. As visitas domiciliares são cerca de 400 mensalmente. A estrutura está localizada na rua Paes de Andrade, 509, bairro São Marcos. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br