COMENTAR | CORRIGIR
27/11/2018 - 01h08min. Alterada em 27/11 às 01h00min

TORRES: Convenção da Maturidade Ativa atrai 1,3 mil idosos

Evento contou com a participação de 1,3 mil idosos

Evento contou com a participação de 1,3 mil idosos


BBC FOTOGRAFIAS/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Encerrou-se, no último dia 22, a 15ª Convenção da Maturidade Ativa Sesc, em Torres. Os 1,3 mil idosos, oriundos de mais de 70 grupos de várias regiões do Estado, finalizaram o encontro em clima de festa. O fechamento foi marcado por um flashmob, que contou cerca de 600 integrantes. Após a apresentação, todos puderam se divertir com o show baile de encerramento. A 15ª edição se iniciou no dia 19, proporcionando diversas oficinas, atividades culturais, recreativas e confraternizações.

O objetivo do evento, que chega aos seus 15 anos de realização, é oferecer formas de lazer para o desenvolvimento físico, psicológico e social dos participantes, através da interação e de atividades descontraídas. O evento é fechado para participantes dos grupos previamente inscritos. Nesta edição, foram destacados os dos grupos Maturidade Ativa Jubilados em 2018, que completaram dez anos de fundação: Gravataí, Porto Alegre - Centro Histórico, Nova Prata, Portão e Santana do Livramento.

Em sua fala, o diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Luiz Tadeu Piva, demonstrou a alegria em chegar ao 15º ano de realização deste evento. "É um momento ímpar reunir grupos de diversos lugares. Lembro que quando criamos o primeiro, em 2004, fizemos já pensando no nosso futuro. Todos nós iremos alcançar a maturidade e precisamos dar mais atenção, cidadania, respeito e valorização para esta faixa etária que não para de crescer no nosso país. Quando fundamos os grupos, nosso desejo era proporcionar um espaço de cidadania, envelhecimento saudável, bem-estar, e acredito que conseguimos. E este é o propósito da Convenção: integrar, proporcionando mais momentos de lazer e amizades. Hoje, celebrando 15 anos da Convenção, é um dia de festa", comemora.

Conforme sinalizado por Piva, os grupos da Maturidade Ativa são oportunidades para fazer amizades e preencher os dias com atividades de lazer, muitas vezes sendo a principal atividade dos participantes, como sinaliza Maria Mello, 79 anos: "Se eu não tivesse o grupo, ficaria em casa sem fazer nada. Adoro participar, porque é onde eu faço amigos", afirma a idosa que integra desde 2005 o grupo de Torres. Já, Rosalina Grassi, 66 anos, explica que a Convenção é o momento mais esperado do ano e que é muito especial poder participar. "É quando encontramos amigos de lugares distantes, que só vemos quando tem algum evento de câmbio, por exemplo. E aqui podemos nos divertir juntos", explica a senhora que participa dos torneios do vôlei adaptado no grupo de Caxias do Sul. Ana Ceni, 75 anos, e Edelmar Rosa, 77 anos, são casados há 57 anos e há 12 integram o grupo da Maturidade Ativa de Torres. "Nós fomos convidados juntos para participar e nunca mais saímos. É muito bom porque não ficamos parados nunca, fazemos caminhada, jogamos bingo, participamos de ação social e quase todas as atividades que são propostas. É bom que nós dois fazemos parte, porque um 'puxa' o outro", assinala a esposa.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300