Os caxienses foram surpreendidos por uma movimentação pouco usual nas ruas da região central da cidade na manhã do último domingo: mais de 1,3 mil pessoas correndo e caminhando, esbanjando energia e contagiando pelo exemplo de investir em qualidade de vida e hábitos mais saudáveis. Os participantes do Circuito Serviço Social do Transporte (Sest)/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) de Caminhada e Corrida de Rua transformaram em sucesso a primeira edição da prova realizada no município - que marcou o encerramento da programação anual de atividades organizada nacionalmente pela entidade do setor de transportes.
Logo cedo, o público - 985 profissionais que atuam no segmento e 385 participantes da comunidade - tomou o espaço em frente à prefeitura para uma animada rotina de exercícios de preparação e aquecimento, ao embalo de muita música. Pontualmente às 8h, a turma iniciou o percurso dos trajetos (dois quilômetros para a caminhada e modalidades de cinco e 10 quilômetros para a corrida). Pouco mais de 15 minutos depois da largada, o primeiro corredor dos cinco quilômetros já cruzava a linha de chegada: Marcelo Zysko, que trabalha na TW Transportes, há três anos atuando no setor de transporte e logística. Com uma rotina assídua de treinos, cinco vezes por semana, há mais de 20 anos, o atleta amador comemorou muito a conquista. "A corrida é minha paixão, hobby que pratico desde os meus 15 anos. A sensação de ganhar a prova é o ponto máximo do atleta que treina: participar de uma competição, atingir sua meta e ser coroado com um pódio", conta.
Outro motivo deixa Zysko contente: o aumento do número de adeptos ao esporte ao longo dos últimos anos. "Fico feliz em perceber que cada vez mais pessoas estão se conscientizando sobre a importância de sair do sofá e praticar uma atividade física, qualquer que seja. A mudança na qualidade de vida é fantástica", garante.
Quem também confirma o poder transformado do esporte é Maria da Rosa Vieira, primeira mulher a concluir a prova, também na modalidade dos cinco quilômetros. Há três anos, ela começou a correr e, por conta dos inúmeros benefícios, não parou mais. "Eu era uma pessoa depressiva. Foi então que resolvi me dedicar à corrida e percebi muitos ganhos na saúde", relata. Mesmo com a rotina puxada, trabalhando em casa de família, ela encontra tempo para treinar todos os dias. "É simplesmente maravilhoso. Adoro correr e recomendo: faz bem, é tudo de bom", convida.
Evento também foi de lazer para a família
Enquanto os atletas cruzavam a linha de chegada, centenas de pessoas aproveitavam o domingo de sol para se divertir ao ar livre. Em frente à prefeitura, o Sest/Senat disponibilizou uma ampla estrutura para receber o público após a prova: lounge com água e frutas para recuperar as energias, estações para massagem e, para as crianças, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.
O circuito, idealizado para integrar os profissionais do setor de transporte e a comunidade, incentivando, também, as boas práticas em prol de mais qualidade de vida, logo se transformou em um programa para curtir com a família. "Ficamos muito felizes com a adesão expressiva de público", avalia Luana Colloda Zamboni, coordenadora de Promoção Social do Sest/Senat de Caxias do Sul. O desempenho de cada participante do circuito de Caminhada e Corrida de Rua, etapa Caxias do Sul, pode ser acessado pelo site projetossociais.sestsenat.org.br/Circuito.

Facebook
Google
Twitter