COMENTAR | CORRIGIR
Alterada em 08/11 às 01h00min

ESTRELA: Educação continuada de profissionais qualifica serviços da Sedesth

Com o objetivo de qualificar os profissionais, a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) de Estrela instituiu a "parada técnica". A cada dois meses, a equipe da secretaria, formada por psicólogas, assistentes sociais e assessora jurídica dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), incluindo Programa Criança Feliz, se reúne para estudar e aprofundar temas relacionados às atividades que desenvolvem.

"Em cada um destes encontros, é abordado um assunto voltado ao nosso trabalho, para auxiliar e qualificar a equipe", conta a coordenadora do Desenvolvimento Social da Sedesth, Sônia Moraes.

Nestas ocasiões, sempre duas técnicas serão responsáveis pelo tema a ser tratado. Em encontro realizado na última segunda-feira, Sônia e a coordenadora do Cras Centro, Fabiane Machado, levaram às colegas mais informações sobre o Prontuário Eletrônico Suas (Sistema Único de Assistência Social).

Trata-se de uma ferramenta que auxilia o trabalho dos profissionais no registro dos atendimentos realizados às famílias e indivíduos, e que permite qualificar o atendimento social e analisar de forma sistematizada as informações sobre o território e a população atendida. Sua utilização permite manter um histórico dos atendimentos, agilizando o trabalho e facilitando a vida dos usuários do Sistema Único de Assistência Social).

Conforme a coordenadora Sônia, hoje o Prontuário Eletrônico Suas, vinculado ao site do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), é uma exigência somente para a realização de programas como o Criança Feliz, mas aos poucos deverá ter outras frentes importantes. "A tendência é que sejam inseridas novas funcionalidades, abrangendo outros serviços", pontua, acrescentando tratar-se de um cadastro nacional, que permitirá o acompanhamento de todas as famílias usuárias em nível nacional.

A partir destes encontros, segundo Sônia, será elaborado um Plano de Capacitação Permanente para os profissionais da Sedesth. O secretário José Itamar Alves, que acompanhou parte da reunião desta segunda-feira, enfatizou a importância das capacitações para qualificar os serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade social. As "paradas técnicas", segundo ele, são importantes para que as profissionais possam partilhar informações, qualificar o serviço e melhor atender a comunidade. "O grupo tem nosso total apoio, pois sabemos do trabalho relevante que as profissionais prestam", enfatiza o secretário Alves.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300