COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 07/11/2018. Alterada em 07/11 às 01h00min

SANTA MARIA: Festival circense chega a sua quarta edição na cidade

PAULO BARBUTO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

De 20 a 25 de novembro, acontece o 4º Santa Maria Sesc Circo, um dos maiores festivais circenses do Rio Grande do Sul. Durante seis dias, a linguagem do circo tomará conta de espaços da cidade com um total de 32 ações, entre apresentações, exposição, oficina e bate-papo. O lançamento do evento aconteceu no Serviço Social do Comércio (Sesc) Santa Maria no dia 31 de outubro, com a presença de autoridades locais e do Sistema Fecomércio-RS/Sesc. Para esta quarta edição, que se inicia no dia 20 com cortejo da Caravana Belessa (Novo Hamburgo) no Calçadão Salvador Isaia, às 11h30min, as atrações confirmadas são de Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Argentina, além de representantes de Novo Hamburgo, Porto Alegre e Santa Maria.

O 4º Santa Maria Sesc Circo é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio da prefeitura municipal de Santa Maria e do Mercado Público, e patrocínio exclusivo da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O principal objetivo do evento é promover a arte do circo e incentivar a formação de público e de novos artistas e grupos. Todas as apresentações terão entrada franca, mediante retirada antecipada de ingressos a partir de 12 de novembro, no Sesc Santa Maria (avenida Itaimbé, nº 66), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 9h às 12h30min. Os ingressos são limitados.

Entre os destaques da programação está a Compañia Trotamundo, da Argentina, que apresenta Histórias de um baú, no terceiro dia (22). Outros espetáculos que também ganham destaque são A la carte e Reprise, do grupo LaMínima Circo e Teatro, de São Paulo, que foi dirigido pelo artista Domingos Montagner; e Magia, da Cia. Teatral Turma do Biribinha, de Alagoas, grupo homenageado do Circuito Palco Giratório 2018. Além dos espetáculos, durante o festival acontece também a oficina Traquinagens em traquitanas, realizada pelo palhaço Biribinha, importante figura do circo no Brasil, da Cia. Teatral Turma do Biribinha. A oficina traz a memória da palhaçaria tradicional e acontece nos dias 20, 23 e 24, das 9h às 13h, no Sesc. Direcionada a estudantes da arte do palhaço, profissionais ou não, a oficina tem vagas limitadas e inscrições abertas pelo e-mail ctmello@sesc-rs.com.br. Mais informações podem ser obtidas no Sesc pelo telefone (0xx55) 3223-2288, no site www.sesc-rs.com.br/santa_maria ou na página www.facebook.com/sescsantamaria.

Além de espetáculos nacionais e internacionais, o festival deste ano conta com a exposição Poetas visuais revisitando a poesia do circo contemporâneo em Santa Maria, do Atelier Marilia Chartune e Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria, que realizam um trabalho de inclusão e inserção artística no espaço cultural de Santa Maria e região. A mostra apresenta obras de arte inspiradas nos elementos de composição da arte circense e fica disponível para visitação gratuita, no Mercado Público (Largo da Estação Férrea - Gare), de 20 a 25 de novembro, de terça-feira a sábado, das 8h às 22h; e domingo e segunda-feira, das 14h às 22h.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300