COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 06/11/2018. Alterada em 06/11 às 01h00min

ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL: Dia dedicado ao cuidado humano foi realizado no município

O dia 30 de outubro foi o Dia D de atenção ao cuidado humano na cidade, evento que faz parte das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. As atividades ocorreram no salão São João Batista e reuniram cerca de 400 pessoas. A promoção foi da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da secretaria municipal da Saúde, em parceria com as secretarias municipais da Educação, Cultura, Lazer e Turismo, de Assistência Social e Habitação e comunidade São João Batista.

Pela manhã, adolescentes e alunos das escolas municipais e estaduais do município participaram de uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, com a médica ginecologista Débora Lorenzi. Já à tarde, foi realizado o 1º Encontro Intermunicipal de Atenção ao Cuidado Humano, envolvendo os municípios de Carazinho, Santo Antônio do Planalto e Coqueiros do Sul. Integrou a programação um painel sobre experiências e vivências, com a participação do médico Silvano Pauletti de Moura e com depoimentos de pessoas que já passaram pelo câncer.

O público também pôde receber atendimentos nas práticas integrativas e complementares, como massagem quick, feita com a supervisão da professora Talia Castilhos e suas alunas; heiki, com Irani Denicoló, Clady Campos e Marcela Denicoló; cromoterapia, com Floraci Krummel; massagem facial e reflexologia, com Juviane Colognese e Samara Wutke; iridologia, com a naturalista Dilva Brum; constelação familiar, com a massoterapeuta Angela Prado e lian gong, com Fabio Aires.

Também durante o dia, foram oferecidos serviços como testes e avaliações de visão, explicações sobre plantas medicinais, exames rápidos de hepatite, sífilis, glicose/glicemia, HIV, encaminhamentos para mamografia e antígeno prostático específico (PSA), Campanha Nota Fiscal Gaúcha, manicures e estéticas, orientação da saúde bucal para crianças, campanha da dengue entre outros. A Emater e a secretaria municipal da Saúde abordaram o tema Alimentação preventiva e fizeram medições de peso e altura, orientando sobre o Índice de Massa Corporal (IMC). O evento ainda contou com o Desfile Rosa, feito por pessoas que fizeram ou que estão fazendo o tratamento de câncer, tendo como foco a valorização da vida.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300