OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SÃO BORJA Notícia da edição impressa de 06 de Novembro de 2018.

Projeto Capacitar forma a primeira turma de eletricistas

Quinze novos profissionais estão habilitados a exercerem a profissão

Quinze novos profissionais estão habilitados a exercerem a profissão


PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BORJA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Quinze novos profissionais estão habilitados a trabalhar como eletricistas na cidade. Esta é a primeira turma de eletricistas formada pelo Programa Municipal de Capacitação e Qualificação Profissional (Projeto Capacitar), uma ação da prefeitura, executada pela secretaria de Desenvolvimento Social. A formatura aconteceu no dia 31 de outubro, na Sala do Servidor.

Quinze novos profissionais estão habilitados a trabalhar como eletricistas na cidade. Esta é a primeira turma de eletricistas formada pelo Programa Municipal de Capacitação e Qualificação Profissional (Projeto Capacitar), uma ação da prefeitura, executada pela secretaria de Desenvolvimento Social. A formatura aconteceu no dia 31 de outubro, na Sala do Servidor.

O curso de eletricista teve carga horária de 100 horas, entre aulas teóricas e práticas, ministrada por quatro professores, sendo um engenheiro eletricista, um técnico em segurança do trabalho, um técnico em eletrotécnica e uma enfermeira. Os alunos foram submetidos a exames teóricos e práticos, sendo cobrada a frequência mínima de 75% nas aulas. Os profissionais, além do curso de eletricista predial, residencial e comercial, receberam os cursos nas NR10 (Normativa de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e NR 35 (Normativa de Segurança no Trabalho em Altura).

O prefeito Eduardo Bonotto frisou que a administração tem o compromisso de buscar gerar oportunidades e que é justamente isso que tem sido feito. Bonotto lembrou que, com esses 15 formandos, a prefeitura, em um ano e 10 meses, já capacitou cerca de 300 pessoas. Citou que, em breve, novos cursos serão oferecidos pelo Projeto Capacitar para que mais pessoas tenham essa oportunidade. O prefeito, por fim, revelou que a meta dentro do Projeto Capacitar é criar um Centro Municipal de Qualificação e Especialização, pois entende que apenas o conhecimento muda a realidade de uma sociedade.

Um dos formandos, Adalberto Jorge Pinto, profissional há mais de 40 anos, contou que aprendeu inúmeras coisas, fazendo uma verdadeira reciclagem, e destacou que não tinha nenhuma das normativas NR10 e NR35, fato que o impediu de muitas oportunidades e que agora está pronto para novos desafios. A única mulher da turma, Luciane Silva, falou que não tinha nada de conhecimento sobre eletricidade e que viu no curso uma oportunidade para ingressar no concorrido mercado de trabalho. A aluna revelou que se sente apta a trabalhar em qualquer empresa e em condições de competir e ocupar seu espaço.

O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos, destacou que o objetivo do Projeto Capacitar em oferecer cursos é oportunizar a qualificação para geração de renda. Quoos explicou que o curso foi disponibilizado para pessoas que estão em vulnerabilidade social, as quais muitas estão desempregadas e demostraram interesse, vontade de estudar, trabalhar e se qualificar.

O professor Bruno Gabriel Kaczmarek, proprietário da empresa Casa Segura Treinamentos - responsável pelo curso de eletricista, informou que este curso custa, em média, R$ 2 mil. Disse que o aluno sai capacitado e pronto para trabalhar, além de outras possibilidades como empreendedor individual e em outras empresas de segmentos diversos que precisam de suporte profissional.

O vereador Adão Santiago também se manifestou e parabenizou os alunos pela conquista. Esta foi a primeira turma do Projeto Capacitar. Antes, a prefeitura e a secretaria de Desenvolvimento Social já tinham oferecido um curso de eletricista em parceria com a Sirtec, em maio deste ano, em que formaram 18 profissionais.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br