COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 06/11/2018. Alterada em 06/11 às 01h00min

ESTEIO: Centro Administrativo de Saúde do município é inaugurado

Espaço reúne serviços que antes ocupavam quatro imóveis

Espaço reúne serviços que antes ocupavam quatro imóveis


DJALMA CORRÊA PACHECO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A secretaria municipal de Saúde (SMS) já está atendendo na nova sede. Foi inaugurado, na manhã de 31 de outubro, o novo Centro Administrativo de Saúde (CAS) de Esteio, espaço na avenida Padre Claret, nº 666, que reúne, em um único edifício, serviços que antes ocupavam quatro imóveis, possibilitando uma economia de R$ 15 mil mensais para a prefeitura, além de facilitar o acesso da população.

Em seu discurso, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu ao trabalho de vários servidores de toda a administração municipal na mudança, destacou o papel do vice-prefeito Jaime da Rosa e fez um breve histórico do projeto, desde a primeira proposta do então secretário municipal de Saúde Gerson Cutruneo, agora diretor da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio, até a inauguração do centro, comandada pela atual titular da SMS, Ana Boll. Pascoal afirmou que, mais importante que o ganho financeiro com redução de aluguéis e despesas, é a facilidade de acesso da população e o ganho na gestão de toda a área de saúde, com 126 servidores da pasta atuando no mesmo prédio. "Estaremos muito próximos da ponta, especialmente pela Regulação e pela Farmácia Básica Municipal. Vamos estar mais de perto, sentindo o que a população pensa, seja em relação à qualidade no atendimento quanto a eventuais problemas, o que facilita o trabalho para que possamos resolvê-los", afirmou.

No final, o prefeito frisou que o centro administrativo foi pensado para a população. "Isso não é para o prefeito, isso não é para governo, isso aqui é para a sociedade. Isso é um espaço pensado, idealizado e entregue para a sociedade de Esteio, para nossa comunidade, para nossa razão de existir e de agir enquanto servidores públicos municipais que somos. Tenho certeza de que a partir de hoje nós vamos ver, no sorriso de cada cidadão, no agradecimento de cada cidadão, o retorno direto das ações que fizemos para que esse espaço fosse entregue para nossa comunidade", disse. "Que todos aqui possam ter momentos de alegria, de discussão, de debates, de aperfeiçoamento, de melhorias. Que a nossa população possa ser aqui muito bem acolhida e que a gente possa ter um novo momento de atenção aos nossos usuários. Que a população possa sair daqui satisfeita e que a nossa saúde possa continuar avançando a passos largos como tem sido no último ano", finalizou.

A implantação do CAS foi elogiada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo. "Estamos reduzindo aqui R$ 180 mil por ano de aluguel, sem falar que o custo-benefício não é somente no dinheiro que está sendo poupado, mas sim a questão do valor humano, com vários serviços centralizado. A facilidade de acesso das pessoas não tem preço", afirmou o vereador, que estava acompanhado na cerimônia pelos colegas Luiz Duarte, Rute Pereira e Fernanda Fernandes.

A titular da SMS, Ana Boll, ressaltou a importância de integrar os servidores da saúde em um mesmo espaço. "São mais de 120 trabalhadores aqui. Vamos aprender a conviver juntos, com nossos sonhos e desejo de melhorar o acesso da população aos serviços de saúde em Esteio. De fato, vamos poder construir processos juntos", afirmou a secretária, que também elencou funcionários e órgãos que trabalharam no projeto.

Falando em nome do Conselho Municipal de Saúde, o presidente do órgão, Rafael Iglesias, afirmou que o assunto foi amplamente discutido no CMS e também destacou a melhoria para a população. "Mais importante é o local com acessibilidade, que população vai diminuir os deslocamentos pela cidade, pois a maioria dos serviços estarão aqui", destacou, também afirmando que o CMS se sentiu valorizado durante todo o processo e com a destinação de uma sala para reuniões do colegiado.

Atendimentos já são realizados no novo espaço

Primeiro da fila para entrar no CAS no início da manhã da última quarta-feira, o aposentado Osvaldino Miguel de Oliveira, 63 anos, foi procurar um serviço que utiliza todos os meses: a Farmácia Básica Municipal. O morador do Jardim das Figueiras contou que pega remédio para ele, a esposa e um filho deficiente de 34 anos. Várias vezes por mês, ele precisa ir à farmácia. Oliveira elogiou o novo espaço. "Lá na antiga o atendimento era bom, mas aqui dá para ver que é muito melhor, principalmente para o idoso. Está mais amplo e agradável", elogiou, enquanto aguardava o atendimento.

O Centro Administrativo de Saúde reúne os setores administrativos da secretaria municipal de Saúde, a Vigilância em Saúde (vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador), a Farmácia Municipal e o Agendamento/Regulação de consultas e de exames especializados. Também foram transferidos para o novo prédio a ouvidoria, Serviço Social, Transportes, Recursos Humanos, Atenção Básica, financeiro, auditoria, processamento, diretoria administrativa, TI e o gabinete da secretária; a distribuição de fraldas, de medicamentos de responsabilidade do Estado e o MedCasa; e as sedes dos conselhos municipais de Saúde (CMS) e de Políticas sobre Drogas (Comad).

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300