OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
ESTEIO Notícia da edição impressa de 31 de Outubro de 2018.

Intervenções vão levar acessibilidade ao prédio da prefeitura


ADRIANO ROSA DA ROCHA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
O termo que autoriza o início das obras de acessibilidade no prédio da prefeitura foi assinado pelo prefeito Leonardo Pascoal na manhã de 25 de outubro. Quando as obras forem concluídas, em um prazo estimado de seis meses, a sede da administração municipal oferecerá acesso facilitado a suas áreas internas e externas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O termo que autoriza o início das obras de acessibilidade no prédio da prefeitura foi assinado pelo prefeito Leonardo Pascoal na manhã de 25 de outubro. Quando as obras forem concluídas, em um prazo estimado de seis meses, a sede da administração municipal oferecerá acesso facilitado a suas áreas internas e externas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

As intervenções serão executadas pela Técnica Construções e consistem na colocação de piso tátil direcional e de alerta, comunicação visual e identificação em braile para portadores de deficiência visual, acesso vertical para pessoas em cadeira de rodas e pessoas com mobilidade reduzida a todos os pavimentos do Paço Municipal por meio de elevador hidráulico no saguão do prédio, e instalação de corrimãos que atendam as normas técnicas vigentes em todas as escadas de acesso público existentes.

"Todas as segundas-feiras, eu e o vice-prefeito, Jaime da Rosa, atendemos a população na prefeitura no Gabinete Aberto. Em quase 90 edições, já recebemos 3.642 pessoas e, recorrentemente, temos que descer até uma sala na diretoria de Desenvolvimento Econômico para conversar com cadeirantes ou pessoas com a mobilidade reduzida. Isso não nos custa nada, mas entendemos que não é o adequado, pois qualquer cidadão deve ter o direito de conseguir chegar a qualquer ponto do prédio da administração", comenta Pascoal. "Esperamos mudar, em breve, esta realidade com elevador, sinalização, entre outros meios que serão colocados a disposição daquelas pessoas que precisam", complementa.

As obras terão um custo de

R$ 219,9 mil, recursos próprios da prefeitura obtidos com o leilão, em junho deste ano, de 28 veículos leves inservíveis de sua frota. Os automóveis foram colocados à venda pois seu custo de manutenção, ou de reparação, se tornaram inviáveis ou não compensavam para a prefeitura. Em substituição à antiga frota, a gestão optou pela locação de veículos, prática recorrente em órgãos públicos ou privados no Brasil, que proporciona uma economia nas finanças.

Em sua fala, o titular da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Smduh), Marcelo Kohlrausch, comemorou a nova conquista. "Como vivemos em mundo de todos, o prédio deve ser acessível a todos. Devemos dar o exemplo transformando as estruturas públicas em locais acessíveis, para que, assim, possamos cobrar que cidadão também faça sua parte na sua casa ou em seu comércio", diz.

Representando o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), a coordenadora Ligia Leal agradeceu pela preocupação da administração municipal com os portadores de deficiência e com os idosos, que necessitam de acesso fácil. "Quando você passa a ver e sentir o que o outro sente, consegue dar mais qualidade de vida para si e a quem está do seu lado", explica. Participaram do ato, também, o vice-prefeito Jaime da Rosa; as secretárias municipais de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara; e da Fazenda, Alice Grecchi; e os vereadores Felipe Costella e Rute Pereira.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br