COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 10/10/2018. Alterada em 10/10 às 01h00min

BENTO GONÇALVES: Programação do Bento em Dança segue até sábado

Primeira noite de evento concurso contou com apresentações e com a presença de Ana Botafogo

Primeira noite de evento concurso contou com apresentações e com a presença de Ana Botafogo


SOLANGE AVELINO/DIVULGAÇÃO/JC

As luzes do palco do Bento em Dança reacenderam no último sábado, com a primeira noite de concurso. Considerado um dos principais festivais de dança do Brasil, o evento contou com o prestígio da bailarina e atriz Ana Botafogo, que levou para a noite de abertura Liana Vasconcelos com os solos A morte do cisne e Esmeralda. O Bento em Dança segue até este sábado, com oficinas durante o dia e espetáculos à noite, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A Fase A, que contempla gêneros do clássico e contemporâneo, encerrou-se ontem. Agora, acontece a Fase B, com danças urbanas, populares (folclore, a caráter, étnicas e dança de salão), sapateado, jazz e estilo livre.

Ao ser homenageada pela presidente do 26º Bento em Dança, Erci Grapiglia, Ana Botafogo destacou a importância da continuidade do evento. "O Bento em Dança não pode parar. Organizadores, patrocinadores, escolas, bailarinos, pais e mães estão de parabéns, e precisam seguir nessa trajetória dedicada à arte da dança. É lindo ver uma história de promoção que se mantém viva há 26 anos", ressaltou. Aplaudida de pé pelo público, Ana foi uma das personalidades do mundo da dança que, no ano passado, manifestou-se em vídeo a favor da continuidade do Bento em Dança, em razão do anúncio do término do festival por falta de incentivo.

No restante da noite de sábado e no domingo, o palco do Bento em Dança foi povoado por solos, duplas e grupos de balé clássico de repertório, neoclássico e clássico livre e técnicas contemporâneas de dança, gêneros que permaneceram na segunda-feira. Na terça-feira, último dia da Fase A, entrou em cena também o jazz. A noite de gala de encerramento será neste sábado, com apresentação dos premiados de 2018. A programação se inicia todos os dias às 19h, e o ingresso custa R$ 20,00. Estudantes e idosos pagam meia entrada.

Em 26 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Neste ano, serão cerca de 500 coreografias, em um total de 32 horas de espetáculos em oito noites. Durante o dia, serão 69 horas de aula, sendo 36 horas na Fase A e 33 horas na Fase B. Alex Neoral, André Rockmaster, Bárbara Rey, Cícero Gomes, Cláudia Zaccari, Edson Santos, Gustavo Côrtes, Luiz Fernando Bongiovanni, Moacir Corrêa, Monique Paes e Teresa Augusta são os professores do 26º Bento em Dança. Eles têm dupla jornada, ministrando aulas durante o dia e avaliando as coreografias à noite.

Confira a programação dos próximos dias

10 de outubro: 16h – Mostra Aberta – Via Del Vino, abertura da Feira do Livro;
19h - danças populares, estilo livre, jazz.
11 de outubro: 19h – danças populares, estilo livre, jazz.
12 de outubro: 14h - batalhas de hip-hop (entrada gratuita);
19h – danças populares, estilo livre, sapateado, danças urbanas.
13 de outubro: 19h – gala de encerramento com apresentação dos premiados de 2018.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300