OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SAPIRANGA Notícia da edição impressa de 09 de Outubro de 2018.

Prefeitura repõe árvores retiradas por risco de queda


CLEUSA SILVA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Na última semana, ocorreu o plantio compensatório da Rio Grande Energia (RGE) Sul de 50 mudas de árvores das espécies canafístula, quaresmeira, sibipiruna e ipê. As mudas substituíram as árvores retiradas (em agosto deste ano) em situação de risco de queda no município.

Na última semana, ocorreu o plantio compensatório da Rio Grande Energia (RGE) Sul de 50 mudas de árvores das espécies canafístula, quaresmeira, sibipiruna e ipê. As mudas substituíram as árvores retiradas (em agosto deste ano) em situação de risco de queda no município.

Na Praça das Nações, na avenida 20 de Setembro, no Centro da cidade, foram plantadas 11 mudas de canafístulas. Na rua Sete de Setembro, a RGE compensou a retirada de árvores com o plantio de seis mudas da espécie quaresmeira. Na ciclovia da avenida 20 de Setembro, próximo ao Centro Municipal de Ensino Ayrton Senna, bairro Voo Livre foram plantadas 17 mudas de Ipê e Sibipiruna. Também na avenida 20 de Setembro, 15 mudas da espécie pata-de-vaca foram plantadas em frente à Indústria de Calçados Paquetá. Já em frente ao centro administrativo, a equipe da RGE plantou uma muda de ipê.

As árvores que foram retiradas fazem parte de uma substituição planejada. As canafístulas retiradas passaram por análise técnica do departamento de Meio Ambiente (DMA), que avaliou as árvores quanto ao risco que ofereciam. O resultado da análise apontou grau alto para risco de queda, além dos exemplares apresentarem estado fitossanitário comprometido e deformação do aspecto natural da espécie, uma vez que apresentam sinais de apodrecimento da maioria dos galhos e descaracterização da copa. Apenas a parte basal do fuste aparentemente estava saudável.

Todas as árvores retiradas foram substituídas pela RGE Sul por espécies indicadas pelo DMA, com, no mínimo, dois metros de altura. A autorização foi realizada com base na avaliação do Formulário Básico de Avaliação de Árvores de Risco (Sociedade Internacional de Arborização - ISA - 2013). O departamento municipal de Meio Ambiente destaca que o manejo das árvores da arborização urbana é sempre necessário neste caso específico, em que as árvores não apresentavam mais copa, além dos históricos de galhos podres caindo sobre carros e pessoas andando na praça.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br