COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 04/10/2018. Alterada em 08/10 às 01h00min

BENTO GONÇALVES: Wine South America celebra resultados e confirma segunda edição para 2019

VAGÃO FILMES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

A primeira edição da Wine South America se encerrou com saldo positivo para o setor vinícola brasileiro e consolidou-se como a principal feira de vinhos das Américas. Entre 26 e 29 de setembro, cerca de 250 marcas expositoras - entre elas, 100 vinícolas nacionais - mostraram a qualidade de seus vinhos, espumantes e sucos para um público qualificado, de compradores focados em negócios a winelovers interessados em vivenciar experiências.

A Feira Internacional do Vinho registou 6 mil visitantes - provenientes de 25 estados brasileiros e 16 países - um público qualificado e alinhado às propostas de feira. O evento oportunizou mais de 400 rodadas de negócios pelo Projeto Comprador, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além de inúmeros encontros de networking envolvendo empresas vinícolas e varejistas nacionais. Também promoveu cerca de 50 conteúdos técnicos, que colaboraram para a promoção do conhecimento sobre o mundo do vinho.

"Estamos muito satisfeitos com o legado que a Wine South America começa a construir para o setor vinícola brasileiro. Trouxemos uma proposta de valorização da qualidade dos vinhos e espumantes brasileiros, bem como de promoção do potencial enoturístico dessa região. Acredito que essa primeira edição terá efeito multiplicador", avalia Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira, e subsidiária do Grupo VeronaFiere.

A chegada da feira trouxe uma extensa lista de benefícios à cadeia vitivinícola, segundo as principais entidades do segmento. "Além da organização do evento e da presença de um público muito importante para as vinícolas, a Wine acabou reunindo o setor, fazendo com que ele se fortaleça cada vez mais", avalia o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló.

O público também foi destacado pelo presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edegar Scortegagna. Para ele, os visitantes não trouxeram apenas possibilidades de negociação, mas também ampliaram a divulgação dos rótulos. "A feira superou as expectativas. O público estava 100% focado no universo do vinho. Além de promover o setor, as vinícolas e os produtos, a Feira Internacional do Vinho vendeu a região. Muitos participantes da feira não conheciam a Serra e ficaram admirados com o potencial turístico que tem aqui, então o enoturismo se beneficiou muito", analisou Ló.

Diante dessas percepções, a confirmação da segunda edição para continuar promovendo e desenvolvendo o setor é evidente. "Por parte do Ibravin, o apoio está mantido", anunciou Ló. "O maior país da América do Sul, com o maior potencial consumidor, precisava de uma feira assim. Se depender do setor, o apoio está garantido", assegurou Scortegagna. A Wine South America já tem sua próxima edição confirmada: ocorrerá na última semana de setembro de 2019, em Bento Gonçalves. A parceria com a ABE também está renovada e assegurou a combinação da feira culminando, novamente, em seu último dia, com a realização da Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela entidade.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300