OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
PASSO FUNDO Notícia da edição impressa de 25 de Setembro de 2018.

Escola recebe primeira Estação de Leitura do Jornada em Movimento

Atividade aconteceu na última quarta-feira, no bairro Jerônimo Coelho

Atividade aconteceu na última quarta-feira, no bairro Jerônimo Coelho


UPF/DIVULGAÇÃO/CIDADES
As Jornadas Literárias não param. Com o Projeto Jornada em Movimento 2018, a literatura passa a fazer ainda mais parte do dia a dia dos alunos e de toda a comunidade escolar. Uma das atividades do projeto é a Estação de Leitura, que aconteceu na última quarta-feira, na Escola Municipal Padre José de Anchieta, no bairro Jerônimo Coelho.

As Jornadas Literárias não param. Com o Projeto Jornada em Movimento 2018, a literatura passa a fazer ainda mais parte do dia a dia dos alunos e de toda a comunidade escolar. Uma das atividades do projeto é a Estação de Leitura, que aconteceu na última quarta-feira, na Escola Municipal Padre José de Anchieta, no bairro Jerônimo Coelho.

Foi a primeira Estação de Leitura realizada em Passo Fundo. Estudantes e professores compartilharam suas produções e percepções acerca das obras literárias dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Para a diretora da escola, Nadir Falcão, o evento contou com muita dedicação e trabalho em equipe. "Se o mérito é de alguém, é dos professores, que não mediram esforços e abraçaram a causa. O papel da escola é proporcionar acesso à literatura e promover a leitura, hábitos que temos em nossa escola", disse ela.

Um dos coordenadores das Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF), o professor Miguel Rettenmaier, destacou a ação coletiva que se estabelece com o projeto, em que toda a comunidade assume e adota a ideia de formação de leitores. "A gente fica muito feliz e percebe o quanto a comunidade adota a ideia com muito carinho e amor. Na realidade, semanticamente e transitivamente, os verbos amar e ler têm muita semelhança. Estamos aqui juntos trabalhando nesse projeto", disse.

A secretária adjunta de Educação Jeanete Basso agradeceu a escola e a parceria com a UPF. "Um evento como este só acontece se a comunidade abraçar a causa, como acontece aqui. Com certeza, nossas crianças leem muito e, hoje, vivem e externalizam isso, o que mostra a compreensão dessas leituras", afirmou. A Estação de Leitura teve apresentações de poesia, teatro e dança, maquetes, painéis, móbiles, exposições e espaços interativos, como a Barraca do terror, Amarelinha com personagens dos livros, Casinha literária, Tapete da leitura e Maquete interativa representando o galpão presente na obra Por trás das cortinas, do escritor Antonio Schimeneck. 

As Estações de Leitura são o momento em que estudantes e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. Marau recebeu a primeira Estação no dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. A próxima edição naquele município ocorre no dia 10 de novembro, na Escola Vinte e Oito de Fevereiro. Em Passo Fundo, além da Estação do dia 19 de setembro, na Escola Padre José de Anchieta, a Escola São Luiz Gonzaga recebe a atividade no dia 26 de outubro.

O Projeto Jornada em Movimento foi criado em 2018 pelas Jornadas Literárias da UPF. Com uma ação intitulada Caminhos e estações: leitores e autores, o projeto está sendo desenvolvido em Passo Fundo e nos municípios de Marau e Lagoa Vermelha em três momentos, que incluem o curso de extensão A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura, as Estações de Leitura e o Encontro com Escritores. A programação segue até o final do ano.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br