COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 24/09/2018. Alterada em 25/09 às 01h00min

MAQUINÉ: Dia de campo trará novidades em cultivo de hortaliças

Novas variedades de hortaliças, o controle biológico e a proposta de plantio direto serão os temas apresentados no Dia de Campo Soluções Tecnológicas e Sociais para a Olericultura, que será realizado amanhã na propriedade de Elton e Daniela Bobsin. A atividade é uma promoção da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da prefeitura, Agrocomapa e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O evento acontecerá em Maquiné devido à grande produção de hortaliças no município, tornando-o um dos que mais oferece alimentos para serem comercializados na Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), em Porto Alegre. "A produção agrícola local é baseada, principalmente, na olericultura, e a Emater tem papel fundamental no suporte ao produtor, que enfrenta desafios impostos pelas variações climáticas, problemas fitossanitários e a constante mudança no mercado", ressalta o agrônomo da Emater que atende a região, Luís Bohn.

O Dia de Campo é direcionado a agricultores ou interessados na atividade de olericultura, que receberão orientações teóricas e visualizarão os cultivos na prática. Segundo os organizadores, o objetivo é mostrar novos sistemas de produção e formas de cultivo Conforme Bohn, no ano passado foi feita a adubação verde e, neste ano, uma das novidades é o plantio direto, costumeiramente utilizado com a soja e o milho, e que também pode ser adotado na produção de hortaliças, pois reduz a erosão e a amplitude da variação da temperatura no solo, melhora a estrutura física da planta, retém água, e aumenta a vida e a fertilidade do solo.

Os participantes acompanharão seis estações de exposição de cultivares com diversas características agronômicas, obtendo informações sobre resistência a pragas, aceitação no mercado, sistemas de produção, entre outras. Além disso, poderão conhecer o cultivo em ambiente protegido através de visita a uma estufa com cultivo semi-hidropônico de morango e tomate. Na estação de solos, haverá informações sobre manejo, fertilidade e conservação. O Dia de Campo também contará com exposições de substratos, fertilizantes, máquinas, controle biológico, equipamentos de irrigação e fontes de energia alternativa.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300