Em uma iniciativa inédita no Estado, o IBSaúde, responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Scharlau passa a oferecer curso de qualificação para funcionários com objetivo de humanizar o atendimento. O Projeto Acessibilidade, Inclusão e Atendimento (AIA) tem uma turma voltada para funcionários da recepção, enfermagem e medicina, e outro grupo com aulas específicas para funcionários das áreas de higienização, portaria e administração. O curso dura dois meses e meio e prepara os servidores para melhor receber pessoas com necessidades especiais. Eles terão noções de conversação e comunicação inclusiva.
Presente na aula inaugural, o prefeito Ary Vanazzi elogiou a ação. "Nossa política de saúde é focada na prevenção, que evita o sofrimento desnecessário e reduz os custos do município. A UPA adota este conceito humanizado, de cidade universal, onde todos têm acesso aos serviços. Por isso, está de parabéns. Isso contribui para a melhora da saúde em todo município", destacou. Para o secretário da Saúde Ricardo Charão, os administradores precisam se colocar na pele de quem recebe o serviço. "Para haver inclusão, é preciso um atendimento mais humanizado. Situações elementares por vezes se tornam difíceis por falta de acesso ou de comunicação. Chamamos isso de tecnologia leve: escutar, comunicar, perceber", ressaltou. Participaram do ato o presidente do IB Saúde, José Eri de Medeiros; o presidente da Unión Latinoamericana de Ciegos, Volmir Raimondi; e o vereador Eduardo Moraes.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.