OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
VERA CRUZ Notícia da edição impressa de 04 de Setembro de 2018.

Saúde reorganiza atendimento no Espaço Mamãe Criança


JOSILÉRI LINKE CIDADE/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A secretaria municipal de Saúde altera o atendimento médico pediátrico oferecido no Espaço Mamãe Criança. O serviço especializado integra o Posto de Saúde Central. Desta forma, usuários que têm como referência outras Estratégias de Saúde da Família (ESFs) precisam inicialmente passar por atendimento nessas unidades.
A secretaria municipal de Saúde altera o atendimento médico pediátrico oferecido no Espaço Mamãe Criança. O serviço especializado integra o Posto de Saúde Central. Desta forma, usuários que têm como referência outras Estratégias de Saúde da Família (ESFs) precisam inicialmente passar por atendimento nessas unidades.
Segundo levantamento interno, em um mês, foram atendidas 536 consultas, sendo que cerca de 30% foram utilizadas por pacientes de áreas de abrangência das ESFs. As unidades de Vila Progresso e do bairro Arco-íris possuem médicos de família preparados para atender todos pacientes de diferentes faixas etárias e cuidados como saúde da mulher, da criança, do adolescente e do idoso.
Há cerca de três anos, o Posto de Saúde Central passou por organização semelhante. Na época, começou a ser exigido dos pacientes de ESFs encaminhamento prévio para referência e contra-referência ou contato telefônico de profissional técnico para efetivar consulta médica. O mesmo processo de reorganização de fluxo de atendimento ocorre agora no Espaço Mamãe Criança.
Na prática, usuários de ESFs ficam impossibilitados de retirar ficha para consulta com pediatra sem que tenham sido encaminhados, com documento de referência e contra-referência com informações pertinentes do paciente por parte do médico da ESF ou enfermeira responsável e contato telefônico entre profissionais.
As áreas sem cobertura de ESF e, portanto, sem acesso a médico da família, poderão seguir buscando atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas: Posto de Saúde Central, Espaço Mamãe Criança e UBSs de Ferraz, Linha Henrique D'Ávila e Linha Andréas. Em breve, o município terá a cobertura de ESFs ampliada. A habilitação da unidade de Linha Henrique D'Ávila foi publicada no último dia 21 de agosto.
Para a secretária de Saúde Liseana Flores, o acompanhamento com o médico da Estratégia de Saúde da Família é de extrema importância. "A interação com a família agrega facilidades para o encontro clínico. Os médicos reconhecem a importância da participação nesse cuidado, sobretudo nos casos de doenças crônicas e no atendimento às crianças. Assim, as pessoas da família podem dar apoio e incentivo no tratamento, servindo de fonte de informação e fortalecendo o vínculo com o paciente, o que ajuda o médico no tratamento e no cuidado qualificado e resolutivo", sublinha a líder da pasta.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br