Com o tema Sei que nada sei - Em busca do conhecimento, a 33ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos abordará a filosofia e o ser como pensante. O lançamento oficial da feira, que, neste ano, acontece de 10 a 16 de setembro no salão nobre da secretaria de Educação e Praça Tiradentes, e terá como patrono o músico e compositor Gilnei Lucas, ocorreu na tarde da última terça-feira, na sala de reuniões do gabinete do prefeito Ary Vanazzi.
O diretor de Cultura da secretaria municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) Jari da Rocha lembrou da necessidade de falar em temas emergentes para a população. "No ano passado, tratamos sobre assuntos interessantes, como, por exemplo, a censura. Neste ano, queremos incentivar as pessoas a questionarem, a pensarem todo o tempo", destacou. "Teremos uma programação vasta, com a participação das escolas em várias atividades. Queremos combater o senso comum e discutir questões do saber e as interfaces com a cultura", completou o diretor.
O secretário de Cultura Pedro Vasconcellos destacou a importância de se realizar a feira e trazer artistas da região, como o patrono, Gilnei Lucas, e o homenageado, o cineasta Ulisses da Motta. "É muito significativo para a identidade de a feira ter artistas aqui de São Leopoldo representados. Queremos mostrar que música e cinema têm tudo a ver com a literatura, por isso a escolha de Lucas e de Motta. Este é o primeiro grande evento da Secult e da secretaria municipal de Educação (Smed), o qual dará início ao Programa Criação", relatou Vasconcellos .
Vanazzi destacou a importância de regionalizar a feira na cidade. "Neste ano, a feira estará localizada bem no Centro de São Leopoldo. Queremos dar espaço para a população. O evento gera mobilização de todos e há muita gente envolvida na organização. Traremos todo o projeto de produção literária para, assim, conseguir uma aproximação da comunidade", ressaltou o prefeito.
O ato de lançamento contou com a presença de representantes das secretarias de Educação; de Saúde; de Políticas para Mulheres; e de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico; da diretora da Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog, Daiane Andrade; da gerente do Serviço Social do Comercio (Sesc) São Leopoldo, Andrea Guedes; de representantes do Fórum do Livro e da Leitura; do o patrono da feira Lucas; do homenageado Motta; de representantes dos movimentos do Coletivo de Resistência Unificada Autônoma (Crua) e do hip-hop de São Leopoldo; entre outras autoridades e representantes. A 33ª Feira do Livro do município é uma realização conjunta da Smed, da Secult, da secretaria de Saúde (Semsad) e do Sesc de São Leopoldo, com o apoio do Fórum do Livro e da Leitura.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.