OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SANTA ROSA Notícia da edição impressa de 24 de Agosto de 2018.

Centro de Atendimento Educacional Especializado é implantado na cidade


PREFEITURA DE SANTA ROSA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Na manhã do dia 20 de agosto, foi realizada a inauguração do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), que atende todos os alunos do sistema municipal da Educação Infantil. O objetivo do CAEE é atender as crianças que apresentam algum tipo de deficiência (auditiva, física, visual e intelectual), transtornos (autismo, aprendizagem) ou atraso no desenvolvimento global .

Na manhã do dia 20 de agosto, foi realizada a inauguração do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), que atende todos os alunos do sistema municipal da Educação Infantil. O objetivo do CAEE é atender as crianças que apresentam algum tipo de deficiência (auditiva, física, visual e intelectual), transtornos (autismo, aprendizagem) ou atraso no desenvolvimento global .

Desde 2016, a secretaria de Desenvolvimento Educacional, já vem desenvolvendo ações junto às escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) para atender esse tipo de público. O CAEE visa centralizar o atendimento, ser uma referência para as Emeis junto às professoras, monitoras e estagiários que trabalham diretamente com essas crianças e que necessitam de formação e orientações.

O trabalho do CAEE se inicia dentro da escola de Educação Infantil, onde, inicialmente, a professora ou monitora titular percebe algo que foge de uma normalidade no desenvolvimento infantil. A professora, então, realiza conversas com a direção e coordenação, e, a partir deste momento, é feito um parecer descritivo da criança em questão e o mesmo é encaminhado para avaliação junto ao CAEE.

Inicialmente, as avaliações são realizadas pela coordenadora da Educação Especial, professora Marilú Ester Rockenbach, que monitora e acompanha essa criança em todos os ambientes escolares e também no âmbito familiar. Depois de realizadas essas avaliações, percebendo-se alguma alteração no desenvolvimento da criança, ou dúvidas quanto a esse desenvolvimento, realiza-se o encaminhamento da mesma para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da criança, para receber o atendimento clínico necessário.

Até o presente momento, 63 crianças foram avaliadas e encaminhadas para o atendimento junto às UBSs ou outros atendimentos clínicos específicos. Quando a criança recebe o parecer clínico, apresentando algum tipo de deficiência, transtorno ou atraso no desenvolvimento, inicia-se o atendimento semanal da criança dentro do espaço do CAEE. O trabalho a ser desenvolvido visa ao desenvolvimento pedagógico da criança, que é realizado atualmente por duas professoras especiais, Karina Vexel Espindola e Magda Schulz.

Atualmente, no CAEE, são atendidas, semanalmente, 17 crianças. O trabalho a ser desenvolvido pelo CAEE desde o espaço da sala de aula até o atendimento é acompanhado pelas psicólogas educacionais da secretaria de Desenvolvimento Educacional (SDE). Esse trabalho é desenvolvido junto a crianças, pais, professores, monitores e estagiários remunerados.

Segundo Lires Zimmermann Führ, secretária de Desenvolvimento Educacional, o CAEE é mais um serviço oferecido à comunidade escolar do município com o intuito de qualificar a aprendizagem dos educandos do sistema municipal de ensino. O CAEE localiza-se na rua Caxias, nº 235, apartamento 2, antigo Liminha.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br