COMENTAR | CORRIGIR
Notícia da edição impressa de 24/08/2018. Alterada em 24/08 às 01h00min

REGIÃO SUL: Caminho dos Faróis integra a Campanha Mares Limpos

Pelo segundo ano consecutivo, o Caminho dos Faróis estará participando da Campanha Mares Limpos, criada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos. A campanha, que ocorre por todo o planeta, contará com vários eventos de limpeza de praias. Nos balneários de Barra do Chuí e Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, o Caminho dos Faróis, que regularmente promove caminhadas e ações de limpeza no local, estará organizando diversas atividades.

A programação começa no dia 13 de setembro, às 18h, com uma palestra com a professora Helia Alice dos Santos sobre o Projeto PRO-CREP, uma experiência de reciclagem do lixo no município de Palhoça, em Santa Catarina. No dia seguinte, serão distribuídos materiais educativos em escolas municipais. O conteúdo conta com um jogo de temática ecológica. O projeto foi elaborado pela arte educadora Janaína De Lima e obteve os recursos necessários através de um financiamento coletivo. Já no dia 15 de setembro, a comunidade poderá participar da ação de limpeza de praia entre o balneário do Hermenegildo e Barra do Chuí. O lixo coletado será pesado e catalogado, com os dados sendo enviados posteriormente para a ONU Meio Ambiente. Através destas informações, a organização monitora o lixo do planeta, criando formas de conter o avanço da poluição nos mares.

Uma das organizadoras do evento, Janaína De Lima destaca a relevância das ações propostas para a campanha. "Estamos empolgados com a perspectiva de fazermos um evento onde estarão envolvidos vários segmentos da comunidade. Nossos parceiros, simpatizantes e colaboradores estão alinhados com nossa proposta e o projeto educativo com a sensibilização e consciência dos pequenos cidadãos que ocuparão este planeta", afirmou. O Caminho dos Faróis apresenta um formato inédito de turismo, com caminhadas meditativas ecologicamente ativas. O roteiro de 190 quilômetros, percorrido em oito dias, inicia-se na localidade da Capilha, Rio Grande, margeia a estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, e segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí.

COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Av. João Pessoa, 1282 - Farroupilha
Porto Alegre - RS - CEP 90040-001
Fone (51) 3213.1300