Com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e formar uma nova geração de leitores proficientes, a secretaria municipal de Educação (Smed) realiza ações por meio do Projeto Garibaldi: município leitor. As ações ainda têm a função de minimizar o analfabetismo funcional, principalmente no público adulto, conforme lembra a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies. "No Brasil, há cerca de 60% de analfabetos funcionais, pessoas que, independentemente da escolarização, apenas decodificam os escritos, não conseguem compreender e interpretar", explica.
Todas as escolas municipais têm seus projetos específicos de leitura, assim como a maioria das estaduais e as privadas, inclusive com atividades significativas de leitura desde os berçários, nas escolas municipais de Educação Infantil (Emeis). Além disso, as ações do projeto incluem a instalação de espaços de leitura em empresas e na câmara de vereadores, entrega de vale-livro aos professores em seu dia, Leve e leia entre servidores municipais e nas escolas no Dia do Livro, e a participação do Dia da Leitura do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Anualmente, a Smed adquire livros para as escolas, para os alunos lerem no período da Feira do Livro. Por meio do Projeto Escritor na Escola, os autores das respectivas obras visitam as escolas para bate-papos, encenações e dramatização das histórias. As casinhas literárias localizadas junto à rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico, bem como o Varal Literário próximo à Escola Estadual de Ensino Médio (Eeem) Dante Grossi, e os poemas dispostos nas mesas do Koskark Lanches também integram as ações de estímulo à leitura.
Em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Municipal de Educação (PME) tinham como meta elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015, meta atingida por Garibaldi, com 97,35%. Até o fim da vigência deste PNE, outra meta é erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. "Antes mesmo de vigorar em forma de lei, o município já se atentou a esse fato e iniciou o Projeto Garibaldi: município leitor, em 2013", destaca Simone. Um ano após sua criação, o projeto já recebeu premiações, incluindo o Prêmio Gestor Público Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS).
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.