Os moradores do bairro Pioneiro e das proximidades ganharam uma academia popular e um parque infantil novos, entregues pela secretaria municipal do Esporte e Lazer (Smel). A inauguração ocorreu na tarde de 12 de julho e contou com a presença do prefeito Daniel Guerra e do titular da Smel, Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho. O conjunto também contempla equipamentos para Pessoas com Deficiência (PCDs).
A academia atende a um maior público em relação às demais, já que os novos aparelhos são destinados a adultos, crianças e cadeirantes. O prefeito relembrou que a reivindicação de uma academia no bairro era solicitada há anos e que, agora, foi atendida. "Hoje, é um dia muito especial, pois estamos entregando esse equipamento público a uma comunidade ativa, como a de vocês. Aproveito para agradecer aos servidores da Smel que estão no dia a dia ouvindo as demandas da população. Que, juntos, possamos nos unir pelo o que é importante para a cidade", complementou Guerra.
O titular da Smel reforçou a iniciativa dos moradores. "Recebemos essa demanda e avaliamos diversos critérios para instalar uma academia aqui, como demanda geográfica e demográfica, e a própria atitude da comunidade. Aproveitem e cuidem desse espaço, que é de vocês", explicou Paulo Eugênio. Também estavam presentes na inauguração o secretário do Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares; o titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, Claudir Bittencourt; e líder de governo, vereador Chico Guerra.
Nesta administração, os projetos de lazer unirão as academias populares e os parques infantis. Os objetivos são de auxiliar no combate à inatividade física e alertar para as desvantagens de levar uma vida extremamente sedentária, proporcionando momentos de lazer aos seus frequentadores. É o caso do soldador Ricardo Ribeiro, que trouxe os netos para brincar no primeiro dia de atividades. "Isso aqui é muito bom. Fazia tempo que queríamos um espaço desses no Pioneiro. Antes, a gente precisava ir até os Pavilhões da Festa da Uva para usar a academia, agora está pertinho de casa", contou.
A academia ao ar livre contempla um
multiexercitador conjugado com seis funções, uma pressão de pernas duplo conjugado, um simulador de remo individual e um abdominal individual. Para os PCDs, são disponibilizados um supino e uma remada individuais. Já o parque infantil conta com um balanço duplo, um escorregador individual e uma gangorra dupla. Os equipamentos foram desenvolvidos para ambientes abertos, com o objetivo de estimular a coordenação motora, além de fortalecer a musculatura, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade das articulações. O investimento para o espaço foi de R$ 9,8 mil.
Smapa coleta amostras para Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos
JANAINE BAGATINI/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Técnicos da secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) coletaram amostras de vinhos e sucos de uva em vinícolas da cidade até o último dia12. O trabalho havia se iniciado em 3 de julho. As amostragens participarão da XXI edição do concurso Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul.
De acordo com Flávio Hillebrand, engenheiro agrônomo da Smapa, 34 vinícolas estão participando do concurso neste ano. O objetivo da premiação é prestigiar a produção local e promover a qualidade dos vinhos e sucos de uva produzidos na região. Conforme o engenheiro, entre as amostras coletadas, 30% serão agraciadas com medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a pontuação. "Todas as vinícolas do município foram convidadas a participar. A escolha das amostras participantes é feita pelo próprio produtor. Sete categorias serão premiadas: tinto, branco e rosado de mesa; branco e tinto vinífera; tinto vinífera engarrafado e suco de uva", explica. Os ganhadores poderão solicitar o selo Vinho de Caxias do Sul.
Após a coleta, todas as amostras passam por análise físico-química e sensorial com enólogos convidados pela Smapa e pela Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul). Uma equipe de enólogos, enófilos, agrônomos especialistas em vinhos e representantes de laboratórios especializados estão participando da degustação das amostras, que se iniciou no dia 17 de julho e segue até amanhã. Já a premiação ocorrerá em um jantar com a participação das vinícolas inscritas, no dia 8 de agosto.
A titular da Smapa Camila Sandri Sirena reforça a importância de valorizar o vitivinicultor caxiense. "Queremos celebrar o trabalho realizado pelas vinícolas do nosso município. São anos de dedicação e seriedade, que, muitas vezes, foram passados de pai para filho, para que os produtos da nossa região sejam reconhecidos pela qualidade que têm", declarou. O XXI Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul é realizado pela Smapa em parceria com a Revinsul e patrocínio de diversas empresas.

Facebook
Google
Twitter