OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
SANTA CRUZ DO SUL Notícia da edição impressa de 11 de Julho de 2018.

Hospital Santa Cruz implanta prontuário eletrônico do paciente

O Hospital Santa Cruz (HSC) concluiu em junho uma importante etapa do seu processo de modernização, desenvolvimento e atualização tecnológica. A implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), da MV Sistemas, foi desenvolvida ao longo de 18 meses e possibilitou a adoção de inúmeras melhorias com foco na qualificação dos processos assistenciais e gerenciais da instituição.

O Hospital Santa Cruz (HSC) concluiu em junho uma importante etapa do seu processo de modernização, desenvolvimento e atualização tecnológica. A implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), da MV Sistemas, foi desenvolvida ao longo de 18 meses e possibilitou a adoção de inúmeras melhorias com foco na qualificação dos processos assistenciais e gerenciais da instituição.

A MV Sistemas é uma das empresas líderes de mercado no que se refere a desenvolvimento de software para gestão hospitalar. O processo de implantação da ferramenta se deu em todas as unidades assistenciais do HSC, como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e pediátrica, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), serviços de urgência e emergência (tanto convênios privados e particulares quanto Sistema Único de Saúde - SUS), clínicas abertas (Ala Santa Clara, Ala Santo Antônio, Ala São Francisco, Pediatria e Maternidade), Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, Terapia Intervencionista, Centro de Especialidades e Ambulatório Acadêmico.

O trabalho de implantação implicou em um intenso envolvimento da equipe técnica do setor de Informática e de Desenvolvimento Organizacional da instituição, que capacitou mais de 600 usuários entre profissionais médicos, de enfermagem, fisioterapia, nutrição, técnicos de enfermagem, serviço social, psicologia clínica, residências e acadêmicos de todas as áreas, totalizando um volume de 500 horas de capacitação e cerca de 1,1 mil horas para o desenvolvimento de formulários eletrônicos. As capacitações foram personalizadas conforme o perfil e demandas de atividade do usuário capacitado.

Além disso, foram investidas inúmeras horas em análise e adequações de processo, teste de novas funcionalidades e recursos e preparação de ambiente para instalação (servidores e computadores). A adoção do PEP, conforme a coordenadora de Informática e Desenvolvimento Organizacional do HSC, Marciane Mueller, permitiu reunir em um único local todos os registros da assistência prestada ao paciente e, consequentemente, permitiu simplificar o armazenamento de dados, facilitar a rotina dos profissionais de saúde e apresentar as informações de forma mais estruturada e integrada.

"Dessa forma os gestores podem fazer uso de inteligência clínica em vários cenários, como na sugestão de protocolos clínicos e de novas condutas", explica Marciane. "Observa-se também a qualificação do processo de tomada de decisão, a implementação de recursos que visam a segurança do paciente e a eliminação de um volume considerável de registros manuais", acrescenta.

"Trata-se de um grande avanço no Hospital Santa Cruz, com investimentos tanto nas horas de trabalho como no próprio sistema", avaliou o diretor administrativo da instituição, Egardo Kuentzer. Para a diretora de enfermagem, Fernanda Gallisa, o PEP facilita e consolida o processo assistencial da equipe multiprofissional do hospital, intensificando a melhoria contínua dos registros além de garantir e reforçar a segurança do paciente de acordo com as boas práticas preconizadas internacionalmente. "Essa ferramenta dá início a um novo ciclo da gestão do cuidado no Hospital Santa Cruz", complementa Fernanda.

Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br